Regras de Conversão: SdA RPG para GURPS

[Rev. 15/01/2011] Elaborei estas regras simples de conversão do Senhor dos Anéis RPG (aquele publicado pela Devir eras atrás), conhecido como LOTR RPG lá fora, e por SdA RPG aqui. O sistema utilizado no SdA RPG é o Sistema CODA, da Decipher, e não é mais publicado nem lá fora, nem aqui no Brasil. Obviamente utilizei certos critérios para desenvolver estas regras de conversão, mas prefiro não explicá-los aqui para reduzir o artigo.

1. ATRIBUTOS


1.1. Equivalência:

Inglês
Português
Em GURPS
Nimbleness
Agilidade
DX
Strength
Força
ST
Vitality
Vitalidade
HT
Wits
Espírito
IQ
Perception
Percepção
Per
Bearing
Porte
Modificadores de reação diversos (Carisma, Aparência, Status, etc)


1.2. Traduzindo Valores:

CODA
GURPS
0
4
1
5
2
6
3
7
4
8
5-6
9
7
10
8+
Modificador de Atributo + 10


1.3. Perception (Percepção) e Bearing (Porte)

Converter Perception (Percepção) e Bearing (Porte) não segue a tabela acima, ao invés, deve-se observar o modificador do atributo e comprar a vantangem/desvantagem apropriada.

Por exemplo: Saruman e o Bruxo-Rei de Angmar, ambos com Bearing 16 (+5), poderiam ter Carisma +5 para simbolizar o poder de sua presença. Seria um carisma para o mal naturalmente. Ou, dependendo de como você interpreta, haja vista que Bearing é o atributo chave para a skill Intimidate em LOTR/SdA, pode ser uma reação negativa, intimidação mesmo. Vai conforme a personalidade do personagem que se está convertendo.

Ex.2: Orcs tem Perception 8 (+1), que dá Per 11 (10+1), como o IQ deles é 9 devido ao Wits 5 (0), eles tem Per+2 por 10 pts, porque Per 11 - IQ 9 = 2.


2. ATRIBUTOS SECUNDÁRIOS


2.1. Stamina (Vigor) = Pontos de Fadiga

Primeiro converta Vitality (Vitalidade) em HT. Depois converta a Stamina (Vigor) somando 10 ao modificador: essa será a Fadiga. Depois compare a HT que você encontrou com a Fadiga. A diferença indicará se ele tem Pontos de Fadiga Extra.

Ex.: Saruman tem Vitality 10 (+2), o que dá HT 12 (vide item 1.2 acima). Isso dá Fadiga 12 para Saruman a custo zero. Mas ele tem Stamina +4 (Fadiga 14), logo ele tem Fadiga Extra +2, totalizando 14 Pontos de Fadiga.


2.2. Willpower (Força de Vontade) e Wisdom (Sabedoria) = Força de Vontade

Calculado da mesma forma que Stamina, mas usando IQ e Pontos Extras de Vontade. Ambos (Willpower e Wisdom) são usados para calcular a Força de Vontade: escolha o maior deles.

Ex.: Saruman tem Willpower +8 e Wisdom +5. Escolha o maior deles: Willpower. Com Wits 16 (+5) ele tem IQ 15. Logo terá +3 de Força de Vontade, para ficar com Vontade 18.


2.3. Swiftness (Presteza)/Defence = Defesas Ativas

Não converta, calcule com as regras de GURPS, após covnerter os atributos primários.


2.4. Health (Saúde)/Wound Level = Pontos de Vida

Primeiro converta STR para ST.
Calcule PV pelas regras de GURPS, convertendo ST em PV.
Converta o atributo Health usando a tabela do item 1.2 acima.
Compare os PV encontrados com a Health convertida.
Adquira a vantangem/desvantagem apropriada.

Ex.: Saruman tem STR 8 (+1), que dá ST 11, logo tem 11 PV pelas regras de GURPS. Mas ele tem Health 12 (que é bônus +3 se fosse atributo), que na tabela do item 1.2 acima seria um atributo 13 em GURPS. Assim temos que ele tem +2 PV extra como vantagem, totalizando PV 12.


2.5. Courage (Coragem)

Este é um pouco difícil, equivaleria à vantagem Sorte. Esta é a forma que a Decipher encontrou para tornar seu jogo mais épico, pois no mais ele é tão realista, isto é, "letal", quanto GURPS: os PCs podem morrer fácil.

CODA
Coragem
GURPS
Vantagem
3
Sorte
4-6
Sorte Extraordinária
7-9
Sorte Impossível
10+
Super Sorte


2.6. Renown (Reputação)

Converta diretamente para a vantagem Reputação:

CODA
Renown
GURPS
Reputação
1-5
0
6-10
1 (ocasionalmente 7-; custo x1/3)
11-15
2 (idem)
16-20
3 (idem)
21-25
4 (de vez em quando 10-; custo x1/2)
26-30
4 (idem)
31+
4 (o tempo todo; custo x1)


O modificador em GURPS será negativo se o personagem for mal (Nazgul) ou positivo se for bom (Aragorn) ou não necessariamente mal (Golum).

Ex.: Saruman tem Renown 23, ou seja, Reputação -4 (porque mal, se fosse na época que ninguém sabia que era mal seria +4), sendo reconhecido de vez em quando (10- nos dados), a um custo x1/2 em pontos. Por todos os personagens do mundo, óbvio.

Alguns personagens poderão ter reputação restrita a um grupo. Certos lordes locais como Boromir antes da Guerra do Anel seria conhecido por um grupo grande de pessoas (x1/2). Cabe bom senso aqui.


3. PERÍCIAS

Apenas consulte a tabela abaixo conforme o ranking da sua skill no jogo SdA para obter o NH em GURPS. É impossível gastar menos de 1 pt em qualquer perícia em GURPS assim, se for impossível obter um NH exatamente ao pretendido (ex.: NH 7 a 9), então gaste 1 pt e coloque no valor fornecido por GURPS, ainda que maior.

Considere no Skill total rank a soma dos ranks + modificador do atributo e demais modificadores que houver.

CODA
Skill total rank
GURPS
NH

CODA
Skill total rank
GURPS
NH
0
7

6
14
1
8

7
16
2
9

8
17
3
11

9
18
4
12

n
n+10
5
13





CODA
Skills
CODA
Perícias
GURPS
Perícias
Armed CombatCombate com Armas
Armas de Combate Corpo a Corpo (B176-8)
Armed Combat: Natural Weapons
Combate com Armas: Armas Naturais
DX, se o total rank for menor ou igual a DX; Briga [DX/F] (B185), se o total rank convertido for menor que a DX do personagem
Climb
Escalar
Escalada [DX/M] (B198)
IntimidateIntimidar
Intimidação [Vont/M] (B204)
Jump
Saltar
Salto [DX/F] (B222)
ObserveObservar
Percepção B16; Observação [Per/M] (B212); Revistar [Per/M] (B221)
Ranged Combat
Arco [DX/M] B176; Armas de Arremesso [DX/F] (B176); Besta [DX/F] (B184)
Ride
Cavalgar [DX/M] (B187)
Run
Caminhada [HT/M] (B185); Corrida [HT/M] (B193)
Siegecraft
Artilharia (Catapulta) [IQ/M] (B181)
StealthDissimulação
Furtividade [DX/M] (B201); Perseguição (IQ/M) (B217)
Track
Rastreamento [Per/M] (B220)


4. VANTAGENS (EDGES)

CODA
Edges
GURPS
Vantagens
Hardy
Hipoalgia [10 pts; MB63]
Night-eyedMultiplique o nível de Night-eyed por 2 para obter o nível de Visão Noturna [1 pt/nível]
Keen-nosedAudição Aguçada 2 [4 pts]


5. DESVANTAGENS (FLAWS)

CODA
Flaws
GURPS
Desvantagens
CravenCovardia [-10]
Fealty
Dever (vassalagem: lealdade e obediência a um lord; variável, v. MB133)
HatredIntolerância (variável -1/-5 pts)

________________________
PS.: fico devendo a lista completa de perícias, vantagens e desvantagens equivalentes em GURPS. Ademais, falta também a adaptação da magia. Prometo que um dia completo este artigo. Sugestões favor postar abaixo.

3 comentários:

Leonam disse...

valeu, hehheeheh e valeu pelo orc em portuga.
isto esta me ajudando ate em adaptar algumas coisas de D&D para gurps. O meu grupo estava morto, desanimado ja com D&D e ai conhecemos o gurps e o cenario de D&D reinos de ferro, e estamos tentando adaptar para podermos jogar. A galera ta ate animada.

JamesFoxBR disse...

Ola amigo, eu vi que fez um mini logo para mim, muito obrigado. Eu fiz um no photoshop com as mesmas medidas se quiser colocar o link da imagem está abaixo ^^
http://dl.dropbox.com/u/6851693/Imagens/Hospedadas/banner.jpg

Thow disse...

Obrigado pela iniciativa, muito útil! Espero a continuação ansiosamente, abraços!

Postar um comentário