Action! System: clone de GURPS?

Não é novidade que falta um sistema genérico e universal no Brasil. O próprio GURPS no Brasil está abandonado. Apenas recentemente (2010), tivemos a tradução do GURPS 4E, após longos e angustiantes seis anos do lançamento em língua inglesa. Como jogar nosso sistema favorito se ninguém traduz e, quando o fazem, chega cheio de erros de digitação e tradução? Mais que isso, como jogar um sistema que mesmo nos EUA não é muito jogado e não tem muitos cenários de jogo ou aventuras? Há uma saída…

Uma empresa chamada Gold Rush Games (GRG) publicou um jogo chamado Action! System, e liberou o sistema para uso público nos termos da OGL! O sistema é muito clone do GURPS: muitas vantagens, desvantagens e perícias receberam o mesmo nome, e as regras são parecidas. Ambos usam dados de 6 faces. O jogo deriva do Fuzion, da Talsorian Games e, pelo que pude notar, o sistema é bem agradável. É baseado em pontos de personagens, há opções para campanhas cinemáticas (já li essa expressão de algum lugar…) e realistas etc. Leia mais sobre o Fuzion aqui.

O problema é que a SRD do Action! System também está em inglês, e ainda sem tradução. Mas pode ser baixada no MEGA. Alguém se habilita?

O arquivo distribuído pela GRG é um pacotão com vários SRD incluindo as regras básicas e diversas opções ou expansões de jogo. Basta escolher o que se quer.

Fica a dica! 😉

(Visitado 174 vezes, 1 visitas hoje)

Daniel "Nerun" Rodrigues

Graduado em História (2003) e Direito (2009), ambos pela Universidade de São Paulo. Advogado por profissão, roleplayer por paixão. Além disso, sou nerd, numismata, colecionador de quadrinhos, fã de star wars e RPGista super fã de GURPS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.