Aventuras Sem Fim, retroclone de Aventuras Fantásticas

Share Button

AnteturasFantasticas-logoSe lembram dos Aventuras Fantásticas de Steve Jackson e Ian Livingstone, editado pela Marques Saraiva? Não é segredo que quem edita agora, muito bem por sinal, é a Jambô. Mas quem nunca quis escrever seu próprio livro-jogo? Sempre foi possível fazê-lo, e os autores britânicos sempre incentivaram, desde que gratuitamente: você baixa um modelo no site deles e distribui como PDF de graça. Nunca foi possível fazê-lo comercialmente sem pagar direitos autorais.

Existem, é claro, outras franquias clássicas e bem sucedidas, como a série Lone Wolf (“Lobo Solitário”) de Joe Dever, que fez muito sucesso na década de 1980. Saiu até uma versão pra android. Mas até aí você teria que criar seu próprio sistema de jogo pra editar seus livros-jogos.

Como é possível? Questões legais.

AventurasFantasticas-novologoCom base nisso decidi fazer um retroclone do Aventuras Fantásticas. Isto foi possível graças às leis de copyright:

EUA:

REINO UNIDO:

BRASIL:

Isso é possível porque nos EUA, Reino Unido e Brasil, as regras de copyright e de direitos autorais não protegem as regras em si, mas apenas a forma literária (textual) usada para descrevê-las.

Aventuras Sem Fim (Creative Commons)

O sistema é muito parecido com o Aventuras Fantásticas, com a diferença que Habilidade, Energia e Sorte viraram Destreza, Vigor e Fortuna respectivamente. Essa mudança de nome teve que ser feita pois, como explicado, o copyright protege a expressão textual, linguística. Se usasse as mesmas palavras teria violado os direitos autorais.

Além disso há regras de uso para pergaminhos mágicos, coisa que não tinha no Aventuras Fantásticas, e as regras básicas incluem combate para múltiplos oponentes. Faltou, no entanto, regras para magia.

Uma diferença fundamental é que os atributos não são rolados: em vez disso são comprados com pontos. Seu aventureiro começa com 25 pontos para distribuir entre os atributos, seguindo certos limites mínimo e máximo. Inspiração na nova edição do Aventuras Fantásticas Avançadas (Advanced Fighting Fantasy) da Arion Games.

Se sentir falta de alguma regra, desenvolva a regra e compartilhe sob a mesma licença! É um jogo livre, comunitário!

Infelizmente esta versão das regras é apenas para livros-jogos apenas. Quem sabe saia uma versão “avançada” para RPG de mesa?

Uma grande vantagem é que o sistema é Creative Commons (CC BY-SA 4.0). Você pode usar, modificar e compartilhar pela mesma licença. A licença cobre apenas as regras, e não a história que você escrever usando essas regras, então tudo bem.

DOWNLOAD: Aventuras Sem Fim

Share Button

Sobre Nerun

Advogado, historiador, numismata, nerd, colecionador de quadrinhos, RPGista, e super fã de GURPS.