Boatarias sobre GURPS e Faixa etária dos jogadores

Share Button

Surgiu uma discussão recentemente no GURPS Group Brasil (grupo do facebook) de como GURPS parece estar definhando no Brasil (por culpa da Devir) o que impede a formação de novos jogadores. Foi aí que tive a impressão de que a maioria dos gurpeiros é velhão como eu, com pouco sangue novo no pedaço. Daí tive a ideia de abrir uma enquete lá no grupo do face, para saber qual a faixa etária dos jogadores de GURPS.

GURPS Group Brasil é um grupo com 2.497 membros. Nem todos ativos, mas é o maior e tem muita gente ativa lá sim. Era o lugar ideal pra isso, além de contar com ferramentas pra esse tipo de enquete.

Até agora 219 pessoas responderam. É pouco, mas dá pra ter uma boa estimativa. Vamos aos resultados.

Gênero:

  • 4 mulheres (1,8%)
  • 215 homens (98,2%)

Faixa etária:

  • 19 anos ou menos: 3,8%
  • 20-24 anos: 10,5%
  • 25-29 anos: 18,7%
  • 30-34 anos: 36,5%
  • 35-39 anos: 26,0%
  • 40-44 anos: 2,7%
  • 45 ou mais: 1,8%

Confesso que me surpreendi com o resultado. Porque pensava que não tivesse tanta gente nova jogando, e me refiro àqueles com menos de 30 anos. Na pesquisa vemos que aqueles com menos de 30 anos são 33% (exatamente 1/3), apesar da maioria de nós estarmos na casa dos 30 anos (62,5%), com uns poucos com mais de 40 (4,5%).

A maioria estar na casa dos 30 se explica pelo boom de GURPS (e do RPG como um todo) ter sido na década de 1990, quando foram publicadas a primeira (1991) e a segunda (1994) edições brasileiras. Sendo que a maioria dos suplementos saiu nesse período. São 25 anos de GURPS no Brasil. Quem começou em 1991 tem hoje mais de 40 anos! Quem começou entre 1994-2000 tem cerca de 35 anos, como eu.

Parte do “sangue novo” chegou a conhecer a segunda edição nacional (=3ª americana), mas migrou logo pra 4ª edição quando a Devir a publicou em 2010. São 6 anos desde então.

Percebem o IMPACTO que uma simples “nova” edição tem sobre o MERCADO DE RPG? É uma das coisas que queria mostrar com isso. Apesar dos jogadores de GURPS terem sofrido com a diminuição na entrada de novos players, ele foi logo REANIMADO com a simples republicação. Tudo uma questão de MARKETING, mas de VENDA também, afinal se não colocar nada a venda nem adianta a propaganda.

Boataria

Temos muitos boatos de novas editoras interessadas em publicar GURPS no Brasil, nada confirmado ainda.

A primeira interessada seria, em tese, a New Order. Digo “em tese” porque não sabemos ao certo. Só sabemos que uma editora entrou em contato com a Steve Jackson Games mostrando interesse, e estariam preparando seu portfólio para mostrar a eles. Chutamos que seria a New Order, pelas características da empresa.

Outra empresa interessada seria, em tese, a Galápagos Jogos, já que ela está com os boardgames da Steve Jackson Games aqui no Brasil. Eles foram indagados sobre isso e não negaram, mas também não confirmaram. O que é normal, já que não se deve divulgar tratativas.

A última candidata seria a Dimensão Nerd, que está trazendo para o Brasil o jogo IN NOMINE, que é publicado pela Steve Jackson Games. Essa me parece a menos provável, já que o IN NOMINE nem saiu ainda.

É sabido que o contrato da Devir Livraria estaria acabando e eles desejam renovar. Não sei se conseguiram, mas sei que conseguiram autorização da editora americana para voltar a vender os livros anteriormente recolhidos por erro de copyright (e que eu já resenhei aqui), mas apenas “colando” uma etiqueta sobre esse erro, colocando o copyright correto. Esse era o chamado método “Abril Jovem”, porque a editora Abril costumava vender algumas HQs colando um adesivo sobre o código de barras, com o novo código quando imprimiam errado. Vamos ver o que acontece.

A última informação que tenho da Devir é o que um colega publicou no GURPS Group Brasil. Ele indagou à editora sobre o jogo e eles responderam isso:

devirGURPS

Só que é aquela coisa: a Devir fala que é pra esse ano há quase 6 anos…

Boatos povo, boatos, não tenho certeza de nada, a não ser do fato que tenho uma reunião em 30 minutos e estou atrasado!

#PartiuReunião!

Atualização – 06 de Maio, 13h10

Um colega do GURPS Group Brasil importunou a Devir mais um pouquinho e a resposta foi que GURPS seria publicado ainda neste mês de Maio. O que acreditamos é que se trate do GURPS Personagens revisado, que tinha sido recolhido e agora vão recolocar à venda com um adesivo cobrindo o erro.

devir-gurps-agora

Share Button
Tags:

Sobre Nerun

Advogado, historiador, numismata, nerd, colecionador de quadrinhos, RPGista, e super fã de GURPS.