Exterminadores do Futuro

Share Button

RAU-05 “Redjack”, RAU-06 “Lilith”, XNU-05 “Mirmidão” (NT 9)

GURPS-reign-of-steelSão robôs exterminadores do livro GURPS: Reign of Steel (pp. 76, 81-82), um suplemento da 3a.ed., que foi atualizado para a 4a.ed. com o nome Reign of Steel: Will to Live (pp. 27, 31-32). Eles são o equivalente aos Exterminadores Série 800 da saga Exterminador do Futuro.

Redjack e Lilith se parecem com o Arnold Schwarzenegger (Série 800, Modelo 101), no sentido de terem pele e cabelo humanos. Nos filmes, quando recebem o tecido vivo, o sangue, cabelos e outros elementos que o fazem parecer humanos, eles são chamados de Infiltradores, e não mais robôs, e sim ciborgues, mas isso é apenas uma mudança de nomenclatura. Já no Reign of Steel (RoS), eles são chamados de Reconhecedores, mas nunca de ciborgues, pois aqui os ciborgues tem cérebro humano e corpo de robô.

GURPS-reign-of-steel-willtoliveNa saga Exterminador do Futuro, a nomenclatura oficial é que o “Arnold” era um Exterminador Série 800 Modelo 101 (abreviadamente T-800, sendo aceitável T-101); no terceiro era um Série 850, mas ainda Modelo 101. O Modelo indica a aparência, isto é, todos os Modelos 101 se parecem com o Arnold Schwarzenegger, enquanto que o Modelo 102 se pareceria com outra pessoa. Por isso é possível séries diferentes terem o mesmo modelo, pois é só a aparência externa. Por outro lado, notem que quando ele não é coberto com o tecido vivo, sendo apenas esqueleto, ele não recebe a nomenclatura de modelo, ele é apenas o T-800.

Em RoS não existe a SkyNet, mas temos algo parecido, chamado de Zone Minds. São Inteligências Artificiais que controlam o mundo. Elas se originaram quando a primeira IA se dividiu pra garantir sua própria sobrevivência. As Zone Minds dividiram o mundo em Zonas e, às vezes, brigam entre si. Assim, a América do Sul é a Zona Caracas. Sediada em Caracas, a Zone Mind de mesmo nome, Caracas, controla toda essa região.

GURPS_Reign_of_Steel_world_map

Zonas controladas pelas “Zone Minds”

No RoS a nomenclatura é diferente, mas também muito interessante. Por exemplo, tomemos o nome VANRAU-05-WHI-01 (nosso Redjack):

  • VAN – As primeiras três letras são sempre a Zona que construiu, neste caso a Zona Vancouver.
  • R – A quarta letra é o tipo de robô: X é exterminador, R é reconhecimento, S é supervisor, T é técnico e V é veicular.
  • AU – A quinta e sexta letras são o status: AU é Unidade Autônoma, AI é Inteligência Artificial, NU é Unidade Não-Volitiva e CU é Unidade Ciborgue. As NU não tem mente, são controladas remotamente por uma IA ou por uma AU. As AI são sempre as Zone Minds, as AU são sempre robôs inteligentes, mas subordinados à uma AI específica.
  • 05 – Sétima e oitava letras são o número do modelo. Há vários modelos, o Mirmidão é humanoide, mas há modelos que são aracnídeos, quadrúpedes, veículos etc. E recebem número diferente.
  • WHI – A fábrica que construiu o robô, neste caso a Whitehorse Robofac (uma fábrica de robôs gerida e controlada por robôs).
  • 01 – É o número de produção do próprio robô, daquela fábrica, cada unidade de robô produzida por aquela fábrica tem seu próprio número, podem haver dezenas. Depende de quantas unidades daquele modelo a fábrica produziu.
Terminator-Mirmidao

Mirmidão

Exterminador

Durante a Guerra Final, as Zone Minds construíram o XNU-05 “Mirmidão” para aproveitar os grandes estoques de armas e veículos militares humanos. Embora humanoide e com a estatura de um homem, o corpo de um Mirmidão é, obviamente, mecânico, e não tem rosto, apenas um par de olhos com brilho avermelhado e um pequeno alto-falante dentro da boca de uma cabeça metálica em forma de caveira. Mirmidões são usados contra a resistência ou para proteger instalações de altíssima segurança, tais como as cidadelas. Uma vez que carece de armamento embutido, o robô carregará um fuzil, ou se valerá de outra arma humana qualquer. Como os Mirmidões são NU, são controlados remotamente.

Já o RAU-05 “Redjack” e a RAU-06 “Lilith”, são robôs de reconhecimento/infiltração, sendo usados para localizar grupos da resistência humana, se infiltrar e matar líderes. Além de humanoides, possuem tecido vivo, sangue e cabelo, se parecendo em tudo com seres humanos, até no cheiro.

Este Modelo abaixo pode ser um Redjack, uma Lilith ou um Mirmidão. Foi concebido para poder ser usado como um robô exterminador em qualquer campanha com Exterminadores Pós-Apocalípticos.

Onde constar três números separados por uma “/”, o primeiro é do Mirmidão, o segundo de Redjack, o último de Lilith.

ST: 25/24/21 PV: 25/24/21 Velocidade: 5,75/5,25/5,25
DX: 10 Vontade: 7/9/9 Deslocamento: 5 (7 no solo)/5/6
IQ: 7/9/9 Percepção: 10/11/11 MT: 0
HT: 13/11/11 Fadiga: N/A RD: 30/18/18
Esquiva: 8

Ataques (Redjack e Mirmidão)
Eletrolaser Leve: Atribulação 5 (HT-4; Acurado 1, +5%; Divisor de Armadura (2), +50%; Alcance Ampliado 1/2D, x5, +10%; Fogo Contínuo, CdT 3, +50%; Ataque Cardíaco Secundário, +60%; Seletividade, +10%)

Ataques (Lilith)
Garras Vibrolâminas: Ataque Inato 3d corte (Divisor de Armadura (3), +100%; Ataque Corpo a Corpo, Alcance C, Dual, Baseado em ST, +80%). NOTA: Esse Ataque Corpo a Corpo é diferente daquele do MB (p. 111), este é uma ampliação específica do RS:WtL (p.21). Dual diz que é uma garra em cada mão. Baseado em ST permite somar seu dano de força (GdP ou GeB ao dano do ataque).

Características (comuns a todos)
Hipoalgia (Alto Limiar de Dor); Infravisão; Lacrado; Membrana Nictante; Não Come nem Bebe; Telecomunicação por Infravermelho (Vídeo, +40%; Alcance Ampliado x10, +30%); Tolerância a Ferimentos (Sem Cérebro). Qualidades: Acessório: IFF Transponder (sinal para identificar e diferenciar amigos de inimigos). Desvantagens: Manutenção (Conserto de Equipamentos Eletrônicos e Mecânica; Uma Pessoa; Mensal). Defeitos: Não flutua na água; Local de acerto na nuca (nenhuma vulnerabilidade específica).

Características (Lilith)
Dentes Afiados (Lilith apenas); Garras Vibrolâminas (Lilith apenas); Resistência a Dano (Flexível, -20%; Laminado*, +10%); Unidade Autônoma (**). Qualidade: Revestido por tecido vivo.

Características (Redjack)
Deslocamento Ampliado 0.5 (Velocidade no Solo 7); Eletrolaser Leve; Resistência a Dano (Flexível, -20%; Laminado*, +10%); Unidade Autônoma (**). Qualidade: Revestido por tecido vivo.

Características (Mirmidão)
Eletrolaser Leve; Resistência a Dano; Unidade não Volitiva (**).

(*) Laminado é do RS:WtL, a RD é dobrada quando ele é acertado por mísseis ou foguetes (divisor de armadura dessas armas cai de 10 para 5).

(**) Metacaracterísticas do RS:WtL: considere Unidade Autônoma como parecida com “Máquina”, e Unidade não volitiva como Máquina + Autômato. É mais complexo que isso, mas é suficiente na maioria dos casos.

Perícias (Mirmidão)
Armas de Feixe (Fuzil); Armas de Fogo (Fuzil); Armas de Fogo (Lançador de granadas); Ataque Inato (Feixe); Canhoneiro (Feixes); Canhoneiro (Metralhadora). Todas em NH 12.

Perícias (Redjack e Lilith)
Armeiro (Armas Pequenas)-8; Ataque Inato (Feixe, Redjack apenas)-10; Briga-10; Disfarce (Humano)-8; Dissimulação-8; Explosivos (Demolição)-8; Interrogatório-8; Navegação (Terra)-8; Operação de Aparelhos Eletrônicos (Comunicações)-8; Programação de Computadores-7; Rastreamento-10; Tática-7.

Classe: Construto.


PS.: O T-101 (ou T-800) do Exterminador do Futuro tem Desloc. 10 (Deslocamento Ampliado 1), e não tem Eletrolaser (apenas Redjack e Mirmidão possuem).

NOTA: Artigo publicado na GURPZine em 04/07/2011, depois em 20/07/2011 na GURPS Nation e agora retorna ao lar, atualizado conforme regras do “Will to Live”, que não havia sido publicado naquela época.

Share Button

Sobre Nerun

Advogado, historiador, numismata, nerd, colecionador de quadrinhos, RPGista, e super fã de GURPS.