GURPS boardgame – rascunhos #3

Share Button

Dando continuidade ao projeto de criar um boardgame usando GURPS (vide tag GURPS boardgame), eu tinha apresentado uns geomorfos hexagonais no último post que permitia criar masmorras com ângulos de 60º. Aquele conceito ficou realmente muito bom. Seu único problema era não ser capaz de reproduzir masmorras de ângulo reto (90º).

Geomorfos Hexagonais com ângulos retos

Continuo usando aquelas mesmas dimensões (geomorfo hexagonal de 10 x 12 cm, contendo hexágonos menores de 2,5 x 3 cm). Formato ideal para uso com as miniaturas da Kimeron, do Cardboard Heroes, do Old Dragon ou do próprio Dungeons & Dragons! No entanto, os usados nas imagens abaixo são menores. Fiz isso para fazer testes de “encaixe”, economizando papel.

Conjunto básico

Nesse terceiro teste tive que desenhar nove geomorfos enquanto que no anterior foram apenas seis. Isso ocorre devido aos problemas que o geomorfo hexagonal cria. Como exemplo, para fazer um geomorfo que “virasse à direita”, foi preciso desenhar dois tipos (D1 e D2 nas figuras abaixo). O mesmo ocorreu com outras situações: linha reta (R1 e R2), saída em T ou tranca-rua (T1 e T2) e virar à esquerda (E1 e E2). A encruzilhada foi a única situação que não precisou de dois geomorfos.

Clique nas imagens abaixo para ampliar.

hex7 hex7a hex8 Geomorfos-exemplo-rascunho3
hex8a hex9 hex9a
hex10 hex13 hex13a

Continuo entusiasmado com os resultados. Muito embora geomorfos de ângulos retos adicionem uma maior complexidade. Isso complica, por exemplo, que se “sorteie” geomorfos embaralhados numa pilha como ocorre em Wrath of Ashardalon. Pode ocorrer de ter tirado um vire à direita (R1) que não consiga se encaixar no geomorfo atual formando um ângulo de 90º (geomorfos hexagonais sempre se encaixam uns nos outros mas, com frequência, criam salas e saídas em ângulos de 60º). Aí, nesses casos, seria preciso que os jogadores procurassem o geomorfo R2 na pilha, recolocando o R1 na pilha e embaralhando de novo.

Outra opção seria sortear o novo geomorfo numa jogada de um dado de 6 lados numa tabela com as seguintes opções:

  • [1] direita (D1 ou D2)
  • [2] esquerda (E1 ou E2)
  • [3-4] em frente (R1 ou R2)
  • [5] T, tranca-rua ou 3 saídas (T1 ou T2)
  • [6] encruzilhada (apenas 1 opção)

São cinco opções, mas como corredores são mais comuns ele poderia ser sorteado com mais frequência.

Share Button

Sobre Nerun

Advogado, historiador, numismata, nerd, colecionador de quadrinhos, RPGista, e super fã de GURPS.