Autor: NerunSistema: d20

Old School Essentials (OSE) vs. Basic D&D

É um RPG típico de fantasia medieval com muita magia e monstros, publicado pela Necrotic Gnome. Sendo um retroclone (e nós nunca nos cansamos deles), ele é baseado nas regras do D&D Basic/Expert (B/X) de 1981. OSE tem duas versões: Classic Fantasy e Advanced Fantasy.

Classic Fantasy é uma releitura completa do clássico jogo Basic/Expert dos anos 80. Inclui 7 classes de personagens (clérigo, anão, elfo, guerreiro, halfling, mago, ladrão), mais de 100 feitiços, mais de 200 monstros e mais de 150 itens mágicos.

Advanced Fantasy inclui dois volumes: Player’s e Referee’s. Ele é uma coletânea do “melhor” dos jogos old school, incluindo todo o conteúdo do Classic Fantasy, mas expandido com regras extras inspiradas nas regras do AD&D 1st Edition, incluindo: 22 classes de personagens (acrobata, assassino, bárbaro, bardo, clérigo, drow, druida, duergar, anão, elfo, guerreiro, gnomo, meio-elfo, meio-orc, halfling, ilusionista, cavaleiro, mago, paladino, ranger, svirfneblin, ladrão), regras opcionais para escolher raça e classe separadamente, mais de 200 feitiços, mais de 320 monstros e mais de 300 itens mágicos.

Ambos são jogos completos, você não precisa do Classic Fantasy para poder jogar o Advanced, e vice-versa.

Existe ainda uma versão gratuita e enxuta das regras, chamada OSE Basic Rules. Um arquivo de 56 páginas totalmente ilustrado das regras básicas do jogo: regras de criação de personagens; as quatro principais classes humanas (clérigo, guerreiro, mago e ladrão); listas completas de equipamentos de aventura, armas e armaduras; regras para aventuras de masmorras, encontros e combates; regras completas para lançar feitiços e a lista completa de feitiços de 1º nível.

Nem só de PDF vive o RPGista: a Necrotic Gnome também disponibilizou o Open Game Content (System Reference Document – SRD) online do Classic Fantasy. E, pra deixá-los ainda mais felizes, existe uma tradução completa. Ela foi feita pela dupla Francioli Araújo e Pedro Leone (eu ajudei só um pouquinho), ambos do blog Dados Místicos, salvo engano.

Tá, mas e daí?

Se o OSE é B/X, o que isso quer dizer? Quais as diferenças pro BE do BECMI ou mesmo pro Rules Cyclopedia? Quão fiel o OSE é ao B/X?

Olha, pesquisei bastante, e cheguei à conclusão de que B/X, BECMI e Rules Cyclopedia não são tão diferentes. O que todos dizem é que as diferenças de regras entre eles são mínimas. É mais uma questão de organização, apresentação e explicação das regras.

B/X é composto por um Basic Set e um Expert Set. O Basic Set abrange os níveis 1-3 e fornece regras para a exploração de masmorras. O Expert Set cobre níveis até o 14. Ele também fornece regras para exploração de áreas selvagens e algumas regras básicas para construção de castelos.

O jogo Labyrinth Lord também é um retroclone do B/X. Se você vir um suplemento do Labyrinth Lord, tenha certeza de que é compatível com B/X. Embora as mudanças sejam pequenas, as regras do OSE são muito mais fiéis ao B/X (inclusive nas falhas e fraquezas do sistema) do que o Labyrinth Lord.

Passando para o BE do BECMI, ele usa essencialmente o mesmo sistema do B/X, mas como o BECMI inclui cinco sets em vez de dois, ele vai até o nível 36º. Eu nunca gostei de super-heróis de fantasia medieval, sempre preferia jogar abaixo do nível 15. Uma das mudanças notáveis é que o BECMI nerfou a classe Ladrão, tornando-o mais fraco do que no B/X. A progressão da habilidade do ladrão é mais lenta, para que possa ocorrer em 36 níveis em vez de 14. Outra mudança, é que o BECMI (provavelmente nos sets CMI, não no BE) tem regras pra perícias e especialização de arma.

Os sets básicos do B/X e do BECMI têm regras quase idênticas, mas a apresentação é diferente. O B/X apresenta as regras de maneira direta. O BECMI ensina o jogo por meio de um formato de aventura que você joga enquanto lê o livro. Ambos os métodos têm suas virtudes. O método BECMI é ótimo para pessoas não familiarizadas com RPGs que estão tentando entender o jogo. Os livros B/X são mais úteis apenas para ter como referência na mesa durante o jogo. Qual é o melhor depende inteiramente da experiência do leitor.

Ao longo dos cinco sets e da série Gazetteer, que detalhava a configuração padrão da campanha, BECMI introduziu muitas regras e novas classes. O Rules Cyclopedia foi uma tentativa de revisar e reunir todas essas regras em um único livro. Na verdade a Cyclopedia reúne apenas o BECM, o I (de Immortals) não foi incluído. É amplamente considerado um dos livros de D&D mais úteis de todos os tempos, e os preços das cópias usadas refletem isso. Mas a versão oficial está disponível em PDF (e há uma tradução não oficial circulando por aí). Há também um bom retroclone chamado Dark Dungeons (gratuito, mas sem tradução), que tem a vantagem de incluir umas poucas regras para imortais, mas o layout do livro é pobre, chega a doer.

O BECMI / Cyclopedia tem listas de feitiços maiores, mais equipamentos, luta com duas armas, domínios, combate em massa, maestria de armas, desarmar, aparar, pesquisa de feitiços, criação de itens etc. Além disso, BECMI / Cyclopedia fizeram pequenos ajustes com dano de força para armas de arremesso, o míssil mágico flutuante e, o mais importante, a capacidade de usuários de magia aprenderem feitiços de pergaminhos.

A Cyclopedia é mais fácil de lidar do que todas as regras do BECM (sem I) espalhadas por muitos livros. Tem gente que prefere usar as regras do B/X como livro básico e usar a Cyclopedia como livro de referência para regras adicionais, conforme necessário. E há quem já tenha jogado com os manuais do B/X, BECMI e Rules Cyclopedia todos juntos sobre a mesa e deu tudo certo. Isso porque são o mesmo sistema, com diferenças mínimas. Qualquer material feito para qualquer versão do Basic D&D, ou mesmo quaisquer retroclones baseados nesses jogos, é compatível com necessidade mínima de conversão ou mesmo nenhuma!

Ou seja, o B/X é uma fração do BECMI (só o BE) e do Rules Cyclopedia, mas é mais direto no ponto. Muita gente prefere ele por isso.

De volta ao OSE

Aí entra o OSE. Ele é 100% fiel ao B/X. Tem regras pra jogar além do 14° nível, mas são opcionais. E a tradução não deve demorar pra ficar pronta.

Mas não é só isso! OSE inova na apresentação das regras: todos são unânimes em afirmar que o OSE é muito mais bem organizado e claro de se entender do que o B/X. Consegue imaginar um B/X melhorado? É o OSE! Além disso, quando comparado a outros retroclones como o “rival” (hahaha) Labyrinth Lord, ele é muito mais conciso. Aqueles textos de fluff (floreios) com propósito de entrar no clima e prover mais informações pra enriquecer o jogo, são bem mais curtos no OSE. Ótimo, isso prova o compromisso com o espírito do B/X. Vejam um exemplo:

Hobgoblin no Labyrinth Lord (minha tradução):

Hobgoblins são os primos maiores dos goblins. A cor do cabelo dos Hobgoblins varia de castanho-avermelhado escuro a cinza escuro. Eles têm pele laranja escura ou vermelho-alaranjada. Os olhos dos Hobgoblins são amarelados ou castanhos escuros, enquanto seus dentes são amarelos. Suas roupas tendem a ser de cores vivas, muitas vezes vermelho-sangue com couro tingido de preto. Seu armamento é mantido polido e em bom estado de conservação. Hobgoblins tendem a residir abaixo do solo, mas freqüentemente vivem ou se aventuram na superfície, e não sofrem penalidades à luz do dia como seus primos menores.

Um rei hobgoblin é um hobgoblin excepcional, com 22 PV ele ataca como um monstro de 5 DV. Todo dano causado recebe um bônus de +2. Um rei hobgoblin está sempre acompanhado por guarda-costas leais, totalizando 1d4 indivíduos. Cada um dos guarda-costas tem 3d6 pontos de vida e atacam como monstros com 4 DV. Todos os hobgoblins na presença do rei hobgoblin têm moral 10.

Hobgoblin no OSE (já com a tradução nacional):

Variedade maior e mais perigosa de goblins. Vivem no subterrâneo, mas comumente procuram presa na superfície.

Acho que já foi possível captar as razões pelas quais eu acho que vocês devem dar uma olhada de perto na tradução do OSE.

EDITADO (29/05/2023):

A RPG Planet Press criou um financiamento coletivo no Catarse para publicar o OSE, que foi bem sucedido e financiado em 29/06/2022. E um late pledge igualmente encerrado em 31/08/2022.

O livro físico pode ser comprado na loja virtual da editora. Possui duas versões, cada uma com uma capa diferente e incrível: Peter Mullen e Erol Otus. O preço é que é MUITO salgado: R$199,90.

(Visitado 918 vezes, 1 visitas hoje)

Daniel "Nerun" Rodrigues

Nerd, numismata, colecionador de quadrinhos, fã de star wars e RPGista super fã de GURPS e sistemas indies.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.