Aventuras sem Fim

AnteturasFantasticas-logoSe lembram dos Aventuras Fantásticas de Steve Jackson e Ian Livingstone, editado pela Marques Saraiva? Não é segredo que quem edita agora, muito bem por sinal, é a Jambô. Mas quem nunca quis escrever seu próprio livro-jogo? Sempre foi possível fazê-lo, e os autores britânicos sempre incentivaram, desde que gratuitamente: você baixa um modelo no site deles e distribui como PDF de graça. Nunca foi possível fazê-lo comercialmente sem pagar direitos autorais.

Existem, é claro, outras franquias clássicas e bem sucedidas, como a série Lone Wolf (“Lobo Solitário”) de Joe Dever, que fez muito sucesso na década de 1980. Saiu até uma versão pra android. Mas até aí você teria que criar seu próprio sistema de jogo pra editar seus livros-jogos.

Como é possível? Questões legais.

AventurasFantasticas-novologo

Com base nisso decidi fazer um retroclone do Aventuras Fantásticas. Isto foi possível graças às leis de copyright:

EUA:

REINO UNIDO:

BRASIL:

Isso é possível porque nos EUA, Reino Unido e Brasil, as regras de copyright e de direitos autorais não protegem as regras em si, mas apenas a forma literária (textual) usada para descrevê-las.

Aventuras sem Fim

O sistema é muito parecido com o Aventuras Fantásticas, com a diferença que Habilidade, Energia e Sorte viraram Destreza, Vigor e Fortuna respectivamente. Essa mudança de nome teve que ser feita pois, como explicado, o copyright protege a expressão textual, linguística. Se usasse as mesmas palavras teria violado os direitos autorais.

Além disso há regras de uso para pergaminhos mágicos, coisa que não tinha no Aventuras Fantásticas, e as regras básicas incluem combate para múltiplos oponentes. Faltou, no entanto, regras para magia.

Uma diferença fundamental é que os atributos não são rolados: em vez disso são comprados com pontos. Seu aventureiro começa com 25 pontos para distribuir entre os atributos, seguindo certos limites mínimo e máximo. Inspiração na nova edição do Aventuras Fantásticas Avançadas (Advanced Fighting Fantasy) da Arion Games.

Se sentir falta de alguma regra, desenvolva a regra e compartilhe sob a mesma licença! É um jogo livre, comunitário!

Infelizmente esta versão das regras cobre apenas livros-jogos. Quem sabe saia uma versão “avançada” para RPG de mesa?

Uma grande vantagem é que o sistema é Creative Commons (CC BY-SA 4.0). Você pode usar, modificar e compartilhar pela mesma licença. A licença cobre apenas as regras, e não a história que você escrever usando essas regras, então tudo bem.

Jogos criados com Aventuras sem Fim

Esta seção fica aberta para exibir o material criado por fãs a partir do Aventuras sem Fim. Por favor, nos deixe saber de suas criações!

  • Masmorras Esquecidas – uma criação do Taverneiro Louco. Um desenvolvimento natural do AsF, contém regras para magia, feitiços, armaduras, armas, como mestrar, criaturas etc. Um RPG completo, ainda que minimalista.

Google Drive

(Visitado 2.238 vezes, 3 visitas hoje)

2 comentários sobre “Aventuras sem Fim

  • Que legal esse material. Parabéns por disponibilizar. Esse sistema só pode ser utilizado por fãs para criarem suas histórias jogáveis em modo de contribuição certo. Caso queiram criar livros-jogos com o intuito de vendê-los como produto, aí já torna-se necessário criarem seus próprios sistema, certo?

    Resposta
    • Não, pode usar comercialmente sim! Ele é BY-SA. Significa citar meu nome e distribuir qualquer alteração nessas regras pela mesma licença. Isso não afeta o texto da aventura que você vier a escrever, que continua sendo 100% seu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.