Modelos Raciais – raças clássicas

O GURPS Fantasy da 4ª edição provavelmente nunca será traduzido, assim como os modelos raciais que ele sugere. Decidi traduzir as raças clássicas (pp.107-9). Destas apenas o Anão já aparecia no módulo básico. A descrição é praticamente a mesma, com pouquíssimas diferenças.

EDITADO 20/08/2021: foi traduzido por fãs, clique aqui.

dwarf_by_armandeo64-d4sfgvmAnão (35 pontos)

Anões são uma raça de mineradores, metalúrgicos e artesãos. Eles vivem no subsolo, que é o seu local de trabalho e proteção contra inimigos. Anões são pequenos, porém fortes e resistentes, com habilidades de combate altamente desenvolvidas. Eles podem se tornar alquimistas ou especializar-se em encantamentos, se forem magicamente dotados, mas alguns poucos anões praticam outros tipos de magia. Muitos têm Abascanto (Resistência à Magia).

Anões podem ter apenas 2/3 da altura do seres humanos, por outro lado são muito mais longevos, possuem um bom faro para o ouro e um talento natural para todas as formas de artesanato. Anões frequentemente vivem em salões subterrâneos, e seus olhos são adaptados à luz fraca. Muitos anões têm Avareza, mas esta não é uma característica racial.

Modificadores de Atributo: HT+1 [10].

Modificadores de Características Secundárias: MT -1; Vont+1 [5].

Vantagens: Detectar Ouro (Vaga, -50%) [3]; Expectativa de Vida Ampliada 1 [2]; ST de Levantamento +2 [6]; Talento (Artífice) 1 [10]; Visão Noturna 5 [5].

Qualidades: Tolerância ao Álcool [1].

Desvantagens: Cobiça (autocontrole 15-, 0,5 × custo listado) [-7].

Elfo (70 pontos)Sun_elf

Elfos são a raça de fantasia por excelência: muito semelhante aos seres humanos (podendo interagir com eles, em muitos sentidos), mas excepcionalmente belos, eternamente jovens e, naturalmente, mágicos. Algumas abordagens os descrevem como artistas excelentes, enquanto outras dizem que, em última análise, lhes falta criatividade; esta versão evita qualquer opção, tornando-os sensíveis à beleza das paisagens e dos seres vivos. Elfos normalmente vivem em áreas florestais. Eles usam a sua magia para aumentar o crescimento e a fertilidade de suas florestas. Testes de sobrevivência em uma floresta élfica recebem um bônus de +1 ou mais. Eles acham repugnante desmatar o terreno e, uma vez que os líderes élficos possuem séculos de perícias na arte da guerra, as florestas élficas tendem a permanecer florestadas.

Elfos são relativamente esguios, contando mais com a velocidade e a agilidade que com a força bruta. Determine a sua altura normalmente a partir de sua ST e adicione 5 cm.

Modificadores de Atributo: ST-1 [-10]; DX+1 [20].

Modificadores de Características Secundárias: Per+1 [5].

Vantagens: Aparência (Atraente) [4]; Aptidão Mágica 0 [5]; Equilíbrio Perfeito [15]; Idade Imutável [15]; Visão Telescópica 1 [5]; Voz Melodiosa [10].

Perícias Raciais: Connoisseur (Ambientes Naturais) (M) IQ-1 [1]-9.

Halfling (20 pontos)halfling_gambler_by_windmaker

Baixinhos e amantes do conforto, halflings raramente deixam suas fazendas, mas aqueles que o fazem, por vezes, surpreendentemente se tornam bons aventureiros, graças à discrição natural, excelente pontaria, e saúde resiliente. Combate corpo a corpo não são seu forte, mas dão bons lutadores com arremesso de pedras, estilingues, arcos, bestas, ou mesmo mosquetes. A capacidade de mover silenciosamente através da grama ou mato também ajuda. Halflings raramente procuram uma luta. Eles são bastante igualitários, com chefes, mas não reis. Muitas culturas esperam que seus chefes deem festas e distribuam presentes para os convidados.

Por escolha, halflings vivem no subsolo, em tocas surradas ou complexos de túneis elaborados. Os que constroem acima do solo são pobres.

Um halfling médio (ST 5) tem 80 a 90 cm de altura e pesam de 9 a 14,5 kg (levando em conta o excesso de peso). Ajuste a altura em 2,5 a 5 cm e o peso em 1 a 2 kg por ponto de ST acima ou abaixo de 5.

Modificadores de Atributo: ST-5 [-50]; DX+1 [20]; HT+2 [20].

Modificadores de Características Secundárias: MT -2; Vont+2 [10].

Vantagens: Duro de Matar 4 [8]; Silêncio 4 [20]; Talento (Dedos Verdes) 1 [5].

Desvantagens: Acima do Peso [-1]; Antecedentes Mundanos [-10].

Peculiaridades: Amante de comida e bebida [-1]; Prefere viver no subsolo [-1].

(Visitado 1.613 vezes, 1 visitas hoje)

Daniel "Nerun" Rodrigues

Graduado em História (2003) e Direito (2009), ambos pela Universidade de São Paulo. Advogado por profissão, roleplayer por paixão. Além disso, sou nerd, numismata, colecionador de quadrinhos, fã de star wars e RPGista super fã de GURPS.

5 thoughts on “Modelos Raciais – raças clássicas

  • 18/02/2015 em 07:42
    Permalink

    Acho que também tem o elfo no básico, perto da ficha da Iotha no capítulo de personagens icônicos.
    Pretende traduzir mais raças, Nerun? 🙂

    Resposta
    • 18/02/2015 em 13:40
      Permalink

      É verdade PL, tá na pág. 316! Me pareceu ligeiramente melhor até. A diferença fica por conta da HT+1 do básico que virou DX+1 no Fantasy, e no Básico tem a vantagem Facilidade para Línguas. Ficou bom também. Podem ser “subraças” diferentes.

      Pretendo traduzir mais modelos sim, vamos ver. Tem o Devilfish que me parece os Sahuagin do D&D. Tem vários lá (pp.105-114), os undead lenses me pareceram bem úteis. Tem os modelos ocupacionais/profissionais que parecem interessantes. A pontuação também não é tão exagerada e pode ser comprada por personagens de poucos pontos.

    • 18/02/2015 em 16:51
      Permalink

      Os modelos de profissões são muito úteis e acho alguns mais gerais deviam ter vindo no básico como exemplos, assim como fizeram com modelos e modelos raciais.

  • 19/02/2018 em 01:15
    Permalink

    Ta aí um suplemento que gostaria e teria interesse se tivesse traduzido para o português.

    Resposta
    • 15/08/2021 em 12:16
      Permalink

      Já está traduzido hahaha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.