GURPS 4E revisada – o por quê foi recolhido

Há muito já não é novidade que o GURPS 4E revisada foi recolhido pela Devir Livraria. Ele foi lançado no 19º EIRPG, em Julho do ano passado, conforme noticiamos aqui. A Devir chegou a vender algumas unidades na sua loja virtual mas rapidamente sumiu do catálogo.

Surgiram muitos boatos e muitas pessoas ficaram, com razão, revoltadas. Pensaram que a Devir havia impresso poucos livros e por isso esgotou rapidamente, entre outras coisas.

A verdadeira razão, conforme me informou uma fonte segura, que diz ter uma fonte segura, cuja informação pude confirmar através do Jack Explicador (Marcelo Pegado) no Facebook, foi um erro cometido pela Devir no copyright do livro. Esse Jack Explicador é muito famoso no meio dos boardgames, ele tem um canal no Youtube no qual avalia diversos jogos de tabuleiro, grava partidas completas com seus amigos etc. Bem, ele tem um lance com a Devir que às vezes ele faz review dos jogos dela. Assim ele tem contato direto com o Douglas da Devir e foi isso que ele informou. O mesmo me disse a minha fonte segura, que tem uma fonte segura…

Bem, o erro foi o seguinte: logo depois do copyright da Steve Jackson Games para os anos 1986-2008, a Devir colocou o seu próprio, dizendo © 2010, 2014 Devir Livraria, para a presente edição. Só tem um terrível problema aí. Como o © da SJG vai de 1986 até 2008 e o da Devir vai de 2010 à 2014, alguém pode ler e interpretar que houve mudança nos direitos autorais. Nos EUA, o que chamamos de direitos autorais lá são chamados de direitos de cópia (copyrights), e são quase parecidos. Quando a Devir fez isso, alguém poderia entender que os direitos autorais sobre GURPS pertenciam à SJG até 2008, mas que a partir de 2010 passaram à Devir!

Resultado: a SJG mandou a Devir suspender as vendas.

Além disso, revelaram as fontes, parece que a Devir estaria usando uma versão antiga dos arquivos do Módulo Básico para tradução. A SJG queria que eles usassem os novos. Então a Devir está esperando eles enviarem os novos arquivos.

Só que… Naquela época, não sei se vocês lembram, o estado americano do Texas estava sob fortes chuvas o que produziu enchentes sérias. Parece que os escritórios da SJG em Austin, capital texana, foram afetados.

De lá pra cá não sei dizer em que pé as coisas estão. Essas foram as últimas notícias.

Repercussão desta discussão na blogosfera

(Visitado 1.389 vezes, 1 visitas hoje)

Daniel "Nerun" Rodrigues

Graduado em História (2003) e Direito (2009), ambos pela Universidade de São Paulo. Advogado por profissão, roleplayer por paixão. Além disso, sou nerd, numismata, colecionador de quadrinhos, fã de star wars e RPGista super fã de GURPS.

8 thoughts on “GURPS 4E revisada – o por quê foi recolhido

  • 11/01/2016 em 07:58
    Permalink

    Sinceramente não sei como a Devir consegue se manter no mercado cometendo erros tão crassos.

    Resposta
  • 11/01/2016 em 08:28
    Permalink

    Eu achava q tinha esgotado porque a Devir só fez poucas cópias. Essa Devir de uma forma ou de outra só dá mancada.

    Resposta
  • 11/01/2016 em 13:06
    Permalink

    Quando a Devir não faz na entrada, faz na saída. Agora que o lançamento de GURPS Magia foi pro limbo, mesmo! 🙁

    Resposta
  • 14/01/2016 em 08:30
    Permalink

    Erro tacanho ou proposital para forçar alguma ruptura?

    Resposta
    • 14/01/2016 em 10:11
      Permalink

      Olha, eu acho que foi erro mesmo. Não acho que queiram ruptura, mas também não acho que a Devir se importe com o que vai acontecer. Digo isso porque eles detêm a licença e ninguém mais tem interesse nela, e sabe que se publicarem os fãs compram e sabem que se não publicarem a SJ Games também não se importa, porque a SJ Games sabe que não tem outra editora interessada em GURPS no Brasil.

  • 16/12/2016 em 14:44
    Permalink

    Caramba, que erro colossal!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.