Final Fantasy RPG em português!

Final Fantasy, o videogame

Quem não conhece a saga Final Fantasy? É uma célebre série de RPG para videogame, produzido pela Square Enix. A série já teve diversos jogos, para portáteis e consoles, dois MMORPG, dois jogos para celulares, quatro animês e três filmes em computação gráfica.

Final Fantasy, o RPG

Há algum tempo atrás o site Returner Games desenvolveu um RPG baseado em toda a série, que possibilitasse criar aventuras ao estilo dos clássicos da Final Fantasy, incluindo chocobos, magias etc. O sistema parou na 3ª edição, pois o projeto parece ter sido abandonado. Uma pena, porque era muito bom.

A tradução (edições 3.0, e 3.5)

Já faz algum tempo que a Fernanda Parker traduziu o jogo para o português e tem mantido sua edição brasileira, diagramando e corrigindo eventuais erros.  Após a Fernanda lançar a edição revisada, publicou também a edição 3.5 (que só tem no Brasil), que nada mais é do que a 3.0 rediagramada e com pequenos ajustes:

Esta nova versão não apresenta nenhuma alteração significativa nas regras do sistema, apenas pequenas correções nos erros e alterações na diagramação, além da inserção de novo layout e imagens. Deste modo, aqueles que ainda estiverem usando o Final Fantasy RPG 3.0 podem ficar despreocupados que as versões são compatíveis.

chocoboDownload

O material foi disponibilizado para download gratuito. Uma adição muito bem vinda!

Disponível no blog Final Fantasy Brasil. Além desse link ela parece ter outro site, o Final Fantasy RPG, onde também é possível encontrar a versão 3.5.

Além do livro de regras, no site da Fernanda tem muito material extra também.

Uma versão 4.0?

Parece que a Fernanda está trabalhando na edição ou versão 4.0, até divulgou um teaser do novo material. A GURPZine deu uma conferida no novo material e, ao que tudo, parece ser mais uma correção de erros e mais uma nova diagramação. No entanto, está ficando muito boa, com novas imagens.

Como a versão em língua inglesa já sumiu (o site oficial fechou) é bom que alguém continue esse trabalho.

Vale à pena conferir.

Download Direto

Para quem não estiver conseguindo baixar os arquivos através dos sites da Fernanda, tentem através dessa conta no MEGA.

(Visitado 9.669 vezes, 1 visitas hoje)

Daniel "Nerun" Rodrigues

Graduado em História (2003) e Direito (2009), ambos pela Universidade de São Paulo. Advogado por profissão, roleplayer por paixão. Além disso, sou nerd, numismata, colecionador de quadrinhos, fã de star wars e RPGista super fã de GURPS.

7 thoughts on “Final Fantasy RPG em português!

  • 16/10/2013 em 14:52
    Permalink

    Lendo esta matéria lembrei do meu mundo de RPG, baseado em D&D, mas que com o passar dos anos foi se aperfeiçoando tecnologicamente e possui certa semelhança com alguns aspectos de Final Fantasy (apesar de eu não ser um fanboy e nem nada parecido). Ressalto que fiquei interessado no projeto e vou dar uma conferida no material. Dependendo de como for, vou verificar algumas ideias minhas antigas e provavelmente monte algo relacionado. Obrigado pela matéria.

    Resposta
  • 16/10/2013 em 18:51
    Permalink

    Obrigada pela matéria e pela honra do espaço aqui com vocês ^^

    Só gostaria de deixar uns comentários e explicações sobre esse suposto FFRPG 4.0.

    Sim, estou tentando cuidar dele, porém isso vai me dar muito trabalho pois meu trabalho está sugando minhas energias físicas, mentais e, com isso, criativa. Deste modo, não estou conseguindo tempo para sentar aqui e escrever tudo que preciso para a nova versão. Exato “escrever tudo” sim, e uma nova versão sim e não será apenas a parte visual…

    O Final Fantasy RPG vai ter várias mudanças, atendendo a muitos comentários.

    O layout vai se manter o mesmo, creio eu (salvo caso de alguém aparecer com alguma folha nova como sugestão), porém o livro básico será dividido em dois módulos: FFRPG Livro do Jogador e FFRPG Livro do Mestre.

    Foram inseridas algumas “sugestôes” extras nas regras de criação de personagem, visando combater os players que gostam de apelar e aproveitar brechas para criar persoangens overpowers. Assim, tbm devo mexer em todas as vantagens e desvantagens do livro.

    Uma terceira coisa que vai ser significativa para o material será o novo toque que será dedicado às pericias e ofícios (consequentemente ao sistema de criação de equipamentos). Uma dessas alterações mais marcantes será a exclusão da Pilhagem e Ofícios, sendo substituídas por perícias especificas de cada profissão, pois se vc sabe trabalhar a pele animal, também sabe retirá-la. Ou seja, um toque mais baseado nos MMORPGs que muita gente comentava.

    Aquele tease que disponibilizei no site era apenas para mostrar que minha intenção agora é inserir mais imagens ao decorrer do livro, para deixar a leitura mais divertida e agradável ainda.

    Sobre o grupo Returners: sim, eles abandonaram o projeto, partindo para outro e me jogando o FFRPG no colo e mandando cuidar que agora o filho era meu… Tenso, hehe.

    Agradeço novamente o carinho e o espaço e sempre que precisarem podem entrar em contato comigo através do site ou da página do FFRPG no Facebook.

    Beijos e brigadona^^

    Resposta
    • 16/10/2013 em 20:35
      Permalink

      Eu que agradeço, obrigado por gastar um pouquinho do seu tempo e nos agraciar com seu comentário!

  • 18/10/2013 em 18:22
    Permalink

    excelente, mas ta com erro no donwload e obrigado pelo trabalho.

    Resposta
    • 19/10/2013 em 14:19
      Permalink

      Andre, coloquei um link pra minha conta Dropbox, onde você pode baixar todas as edições do Final Fantasy RPG, inclusive as da Fernanda e os originais em inglês.

  • 21/10/2013 em 06:36
    Permalink

    Obrigada

    Só para constar, os links do site estão corrigidos e foi inserida também a versão livreto.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.