Old School Essentials (D&D B/X) em tradução!

Share Button

Primeiro as coisas primeiras!

O Franciolli Araújo está de volta! Sim, aquele carinha do Forja RPG. Era um blog muito bom, mas ele disse que caiu num limbo produtivo, encerrou o blog e agora só pode ser acessado pelo Internet Archive (se não conhecia, fica a dica). Porém, quem é do ramo cedo ou tarde sempre volta! E ele voltou com o blog Dados Místicos!!!

Eu demorei pra descobrir seu retorno, mas antes tarde que nunca! Pena também que o RPG Network saiu do ar em 2019. Era uma ótima fonte de notícias de RPG. Todos os blogs de RPG tinham seus artigos listados por lá, mas é a vida… Vamos ao que importa!

Foi através do Dados Místicos (Old School Essentials SRD em português) que fiquei sabendo da notícia que agora segue.

E as coisas que importam, por último! Não, pera…

Bem, o Dungeons & Dragons teve várias encarnações. Dentre elas teve uma série hoje conhecida como Basic, pra diferenciar da linha AD&D 1ª e 2ª edições, D&D 3.x e D&D 4, que culminou em D&D 5.  Ele foi sendo reescrito e revisado e, depois de algumas edições ele chegou na sua versão final e definitiva chamada D&D Rules Cyclopedia. Listinha rápida das edições:

  • 1974 – D&D Original (White Box).
  • 1977 – Holmes (Blue Box).
  • 1981 – Moldvay / Cook (Magenta Box), também conhecida como “B/X”, abreviação dos títulos Basic e Expert.
  • 1983 – Mentzer (Red Box), também chamada “BECMI”, abreviação dos títulos dos volumes que abarcavam todas as regras: Basic, Expert, Companion, Master e Immortals.
  • 1991 – Allston (Black Box), ou Rules Cyclopedia, a consolidação definitiva das regras do Mentzer, porém sem as regras do Immortals.

Há um artigo na Wikipédia sobre a história das edições de D&D, caso se interesse.

Esse carinha aí, o Rules Cyclopedia, é o xodó (o crush dos moderninhos) de tudo que é jogador de RPG das antigas. O sonho de consumo dessa galera toda. No Brasil ele chegou a ser publicado na sua caixa básica, o famoso D&D da Grow. Eu tenho essa caixa.

Pois bem, a empresa Necrotic Gnome, criou o Old School Essentials (OSE), um retroclone da edição B/X de 1981, do Moldvay.

Aí que entra o Franciolli Araújo. Ele e o Pedro Leone, seu antigo parceiro no Forja RPG, iniciaram a tradução da SRD desse OSE, pois é um produto Open Game Content (da OGL). Talvez a galerinha nem saiba mais o que é OGL. Dá uma consultada aqui no blog mesmo e aqui tem material Open Game pra baixar.

Aqui vocês encontram o que já foi traduzido, está incompleto, não surtem!

Share Button
(Visitado 123 vezes, 1 visitas hoje)