Exoesqueletos de GURPS Ultra-Tech

Share Button

guUltratechTá aí um suplemento que nunca será traduzido pela Devir, mas só porque GURPS 4a.ed. data de 2004 e 11 anos depois a Devir não publicou nada além de uma edição revisada (bem-vinda, é verdade).

GURPS Ultra-Tech de David L. Pulver e Kenneth Peters é um dos cânons tecnológicos de GURPS, tratando de tecnologias de ficção científica a dar com rodo. Tem de tudo: armas, robôs, trajes cibernéticos, computadores, comunicação, segurança, equipamento médico, equipamento doméstico etc.

Vamos falar dos Trajes Autopropelidos (Powered Suits em inglês). Eles são abordados na página 181 do suplemento (e na 226 do MB). Como é apenas uma página, decidi traduzir tudo.

No Limite do Amanhã

EdgeOfTomorrow-1

Viva. Morra. Repita.

Me interessei pelo tema depois de assistir ao filme No Limite do Amanhã (Edge of Tomorrow, 2014) na HBO2. Estrelado por Tom Cruise (como Tenente-coronel William “Bill” Cage) e Emily Blunt (como Sargento Rita Vrataski). O filme é muito bom: uma invasão alienígena – os miméticos – tomou Alemanha e França e ameaça se expandir pro resto do mundo. Bill Cage é um tenente-coronel que exerce função de relações públicas das forças armadas; ele era dono de uma empresa de publicidade que faliu, então entrou pro exército. Sendo subitamente jogado no meio da guerra, onde conhece a sargento Rita Vrataski.

EdgeOfTomorrow-2

Rita Vrataski, “Megera de Ferro”, “Anjo de Verdun”

E é aqui que me interesso: Rita Vrataski é uma veterana de guerra e heroína mother fucker, badass total. Ela ganhou o carinhoso apelido de The Full Metal Bitch, traduzido como “Megera de Ferro” na dublagem. Bem traduzido, por sinal. Literalmente seria vadia, puta ou cadela metálica. O que seria ruim, pois a expressão Full Metal em inglês tem a conotação de um estado de espírito em que a pessoa tem convicções férreas, de aço. Nada vai impedi-la de atingir seus objetivos, e jamais permite que atrapalhem seu próprio progresso. Eventualmente, uma pessoa full metal é um herói: podem ter um forte desejo de proteger todos que puderem. Também pode ser uma pessoa durona e admirável. Frequentemente possuem temperamento forte e enérgico sobre coisas triviais mas que elas consideram como temas sensíveis. Ao menos é o que diz o Urban Dictionary. Nesse sentido, a expressão full metal se aproxima muito da expressão iron maiden (dama de ferro) de Margareth Tatcher.

Vrataski também tem um outro cognome, muito mais bonito: O Anjo de Verdun. Mas não vou explicar o porquê, descubram assistindo ao filme.

All_You_Need_Is_KillA história é adaptada da novela do japonês Hiroshi Sakurazaka, entitulada All You Need Is Kill. O exército da Terra chamado de United Defense Forces – UDF é uma coalização para deter os miméticos, que se enterram no solo, se alimentam dele e excretam substâncias tóxicas à vida na terra. A principal arma da UDF para deter os miméticos são os exoesqueletos: trajes autopropelidos que aumentam força, velocidade e capacidade de salto. Precisa dizer mais pra se interessar pelo filme?

Fui procurar e percebi que quando você pensa em adaptar alguma coisa, descobre que GURPS já fez…

Trajes Autopropelidos

Trajes autopropelidos ampliam a força e a mobilidade do utilizador. Eles vêm em dois estilos: exoesqueletos abertos e trajes de combate fechados. A maioria dos trajes autopropelidos fornecem um bônus em ST de Levantamento e ST de Golpe (ambos n pág. MB 90).

Exoesqueletos

Um exoesqueleto motorizado (ou “exo”) é uma estrutura aberta de “músculos” artificiais. Quando o usuário se move, os sensores no traje reagem a, e se combinam com, seus movimentos. O usuário usa os atributos físicos do exoesqueleto em vez dos seus próprios.

Exoesqueletos provêm pouca proteção mas, a não quando indicado, eles podem ser usados sobre roupas ou armaduras flexíveis.

Exoesqueletos de Corpo Inteiro

EdgeOfTomorrow-3

Bill Cage (Tom Cruise) com Exoesqueleto Guardião

Estes são ligados ao corpo e aos membros. Eles fornecem um bônus em ST de Levantamento e ST de Golpe. A perícia Traje de Combate limita DX e perícias baseadas em DX; veja pág. MB 226. Com a energia ligada, o peso de um exoesqueleto de corpo inteiro não é contado para fins de carga.

Exoesqueleto Pesado (NT9)

Um exoesqueleto pesado e resistente, projetado para movimentação de carga e trabalho de construção. Ele é usado frequentemente como um substituto para uma empilhadora ou robô de construção. Ele é muito forte, mas os braços de grandes dimensões não são adequadas para o trabalhos delicados.

Possui 2,44 metros de altura (MT +1). O usuário ganha ST de Levantamento +12 e ST de Golpe + 8. Além de quaisquer penalidades por NH baixo, o usuário é desajeitado (DX-3).

O exoesqueleto tem um maçarico laser embutido (p. UT 80), um mini-kit de ferramentas (p. UT 82) para a perícia Mecânica, e um extintor de incêndio (p. UT 87).

Exoesqueleto Leve (NT9)

Este é um exoesqueleto de menor potência, porém menos volumoso. Ele concede ao usuário ST de Levantamento +10 e ST de Golpe +6.

Exoesqueleto Guardião (NT10)

Basicamente um Traje de Combate sem a armadura, este leve porém poderoso exoesqueleto é usado em operações militares e paramilitares. Suas perneiras e motores aumentam a agilidade do usuário, bem como a sua força. Ele concede ST de Levantamento +12, ST de Golpe +12, e Super Salto 2.

Exoesqueleto Furtivo (NT10)

Este exoesqueleto leve pode ser ocultado sob roupas pesadas, tais como jaquetas e calças. Só pode ser vestido sobre roupas curtas e leves. É útil em operações secretas, e os visitantes ou colonos de primeira geração podem usar exoesqueletos furtivos como roupas normais em mundos de alta gravidade. Também é útil para os nativos de mundos de baixa gravidade que visitam planetas como a Terra. O exoesqueleto furtivo dá ST de Levantamento +4 e ST de Golpe +4.

Exoesqueleto de Corpo Inferior (NT9)

Exoesqueletos de corpo inferior (parte inferior do corpo) são usados por carregadores, soldados, e qualquer um que precise transportar caras pesadas sem esforço. Eles incluem uma mochila capaz de transportar uma carga útil de até 35 quilos; quando o aparelho está ligado, esta massa não é considerada para fins de carga. Trajes de Combate só limitam DX e perícias para tarefas que requerem agilidade na parte inferior do corpo, tais como ataques corpo a corpo ou salto.

Luva de Força (NT9)

Uma volumosa “luva de força” e braçadeira que aumentam a força de aperto do punho. A luva também pode ser configurada para “auto-aperto”, o que faz com que “congele” em qualquer posição desejada; o usuário pode, em seguida, deslizar a mão fora da luva e deixá-la presa em algo. Dá ST Braçal +6 para esmagar, apertar, e segurar com o braço que ela é usada (o usuário pode usar uma luva em cada braço, se desejar). Requer a perícia Traje de Combate, mas só limita DX e perícias em tarefas que envolvam o braço de força.

Cinturão de Exocampo (NT12+)

Este cinturão projeta um campo de força invisível em torno do usuário que não apenas o protege, mas também segue seus movimentos e amplia sua força física e mobilidades. O cinturão de exocampo proporciona ST de Levantamento +20 e ST de Golpe +20, vem como Super Salto 3. É operado usando a perícia Traje de Combate. Suas massa é considerada para fins de carga. O campo não provê qualquer RD ou ampliação quando a energia estiver desligada.

NT Armadura Local RD Custo Peso Energia CL
9 Exoesqueleto Pesado traje completo 20/0 $50.000 100 E/24 hr. 3
9 Exoesqueleto Leve corpo, membros 10/0 $25.000 25 D/12 hr. 3
9 Exoesqueleto de Corpo Inferior virilha, pernas 8/0 $12.000 15 2D/24 hr. 4
9 Luva de Força um braço e mão 8/0 $2.000 1 C/12 hr. 4
10 Exoesqueleto Guardião corpo, membros 20/0 $50.000 25 D/12 hr. 3
10 Exoesqueleto Furtivo corpo, membros 12/0 $10.000 5 2C/8 hr. 4
12+ Cinturão de Exocampo corpo, membros 50 $100.000 0,5 C/1 hr. 3

Se um exoesqueleto tiver duas RD separadas por barra, use a maior RD contra Golpes em Balanço, quedas ou colisões. Use a menor RD contra todos os outros tipos de dano.

EdgeOfTomorrow-Grunt

Combat Jacket Grunt, clique para ampliar

Mas e as Armas?

No filme os exoesqueletos são chamados combat jackets (jaquetas de combate). E existem três variantes:

  • Dog (Cão) – usado por Rita Vrataski
  • Grunt (Grunhido) – usada por Bill Cage
  • Tank (Tanque)

Diferente do Ultra-tech, no filme elas possuem armas. A configuração dessas belezinhas varia, mas a Grunt, usada pelo personagem de Tom Cruise vem com quatro armas:

SCAR-H com lançador de granada FN-EGLM (braço direito, removível)

SCAR-HplusFN-EGLM

SCAR-H com FN-EGLM, clique para ampliar

Ambos são removíveis, depois de acabar a bateria do exoesqueleto você pode removê-las do traje e usá-las normalmente.

Use a perícia Armas de Fogo (Rifle) e Armas de Fogo (Lança Granadas).

MK 17 MOD 0 ou SCAR-H é um fuzil básico com munição 7.62x51mm OTAN. Dano 6d pa, Alcance 800/3.500, Peso 4.4/0.8, Tiros 20+1, ST 10†, Magnit. -5*, RCO 3. (High-tech, p.122).

(*) indica que a coronha é dobrável. Quando dobrada a coronha: Magnitude subtrai -1 (vai para -4), Prec. -1, RCO +1 e ST x1,2.

O lançador de granadas FN-EGLM não tem no High-tech, mas podemos usar o Sob-Tambor da pág. 281 do MB.

edge-of-tomorrow-suits

Combat jackets de Cage e de Vrataski, clique para ampliar

Canhão de barril triplo (braço esquerdo, não removível)

Isso não é especificado nem no filme nem na Wiki Internet Movie Firearms Database. Mas parece claro que é um canhão (3 na verdade). Para simplificar, considere que cada barril dispara um tiro só, de uma bazuca.

Use a perícia Armas de Fogo (ALA).

Use as estatísticas da Bazuca 60 mm da pág. 281 do MB, mas com 3 tiros apenas. Eu ainda reduziria o Divisor de Armadura pra (2), porque a maioria dos canhões do High-tech (p. 140) ou tem DA (2) ou ainda menor (0.5).

Canhão automático (ombro direito, retrátil, não removível)

Pra acionar eu diria que é instantâneo, quando o usuário quer ele simplesmente sai das costas e começa a disparar. Diria que prepara em um turno e já dá pra atirar no mesmo turno.

Use a perícia Canhoneiro (Metralhadora).

Não é especificado no filme, mas um canhão automático usa munição superior a 20 mm (abaixo disso é HMG, isto é, Metralhadoras Pesadas).

Pra manter as coisas simples, sem recorrer ao High-tech, usem a MP .50 (a calibre cinquenta) da pág. 281 do MB.

Lançador de Granadas/Mísseis (ombro esquerdo, retrátil, não removível)

Funciona da mesma forma que o canhão automático.

Mesma situação do canhão de barril triplo. Sem definição específica, mas parecem pequenos foguetes ou mísseis. Situação bem difícil porque não tem nada parecido no MB. Então vamos usar a Pistola Foguete (Rocket Pistol) do High-tech (págs. 99 e 101):

NT7; MBA Gyrojet Mk I, 13x36mm; Dano 3d pa+ com 1d-2 [1d-2] cont ex follow-up; Prec. 0; Alc. 500; Peso 0.6/0.1; CdT 3; Tiros 6(3i); ST 6; Magnit. -2; RCO 1; Custo $1.400; Notas [1,2,3].

Dessa arma aí eu dobraria o dano (3dx2 pa+, o follow up ficaria dobrado também) porque os foguetes são um pouquinho maiores se vocês olharam nas fotos, e essa arma é do final da década de 60. A CdT seria 3 mesmo, mas os Tiros seriam 16, com (3i) mesmo. O resto deixaria igual.

 

Share Button

Sobre Nerun

Advogado, historiador, numismata, nerd, colecionador de quadrinhos, RPGista, e super fã de GURPS.