Criando Personagens em Wrath of Ashardalon

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WoA-customheroO D&D Adventure System Boardgame (Wrath of Ashardalon, The Legend of Drizzt e Castle Ravenloft) não vem com regras de criação de personagem. Quem desejar criar seus próprios personagens terá que fazer vários testes para garantir que seu herói está devidamente “equilibrado” em poder a ponto de usá-lo em jogo sem estragar tudo. E muita gente já tem arriscado fazer seus próprios heróis por aí. Uma busca rápida no oráculo Google revela alguns. Pensando nisso decidi rabiscar umas linhas gerais para criação de personagens, mas ainda muito longe de um “Sistema de Criação de Heróis”.

Do que são feitos os Heróis?

O escopo de todo herói são: atributos básicos, uma raça (race), uma classe (class), uma habilidade especial (special ability, de raça ou de classe) e poderes.

Atributos Básicos

Os atributos são quatro:

  • AC (Armor Class) – ou Categoria de Armadura (CA), em bom português. Representa a defesa de seu herói, a dificuldade e acertá-lo.
  • HP (Hit Points) – ou Pontos de Vida (PV). Representa quanto dano ele pode suportar antes de morrer.
  • Speed – ou Velocidade. Representa quantos quadrados ele pode se mover no tabuleiro durante sua Hero Phase.
  • Surge Value – ou Pulso de Cura. Representa quanto ele recupera de HP quando usa um Healing Surge.

Todo herói começa com zero em todos esse atributos. A escolha da classe e da raça é que determinarão quanto eles começam em cada uma.

Raça

A que raça seu herói pertence? Ela é importante pois definirá velocidade e habilidades especiais. Neste rascunho me limitarei a apenas um punhado de classes, as mais comuns. Lembrando que a velocidade das raças é EXTAMENTE igual àquela dos Livros de Jogador do D&D 4ª ed.

Race Speed
Dwarf e Gnome 5
Todas as demais raças (*) 6

(*) Inclusive Halfling. Apesar de Drizzt Do’Urden ter Speed 7, a raça Drown tem Speed 6.

Escolhida a raça, anote sua Speed. Ela ainda poderá ser modificada pela Classe e pelas habilidades do personagem.

Classe

Como no anterior, neste primeiro rascunho me concentrarei nas classes clássicas do D&D, as mais comuns:

Class AC HP Speed Modifier
Barbarian (*) 12 12 +1
Cleric 16 8 -1
Fighter 17 10 -1
Paladin (*) 17 8 0
Ranger (*) 15 8 0
Rogue 14 8 0
Wizard 14 6 0

(*) Não há personagens padrão em número suficiente nos jogos do D&D Adventure System Boardgame  para termos certeza sobre os atributos dessas classes.

Escolhida a classe, anote sua AC e HP, agora modifique sua Speed com base no modificador da classe (não pode ser reduzida à menos de 5). Eles ainda poderão ser modificados pelas habilidades do personagem.

Habilidades Especiais

Aparentemente não há limite no número de habilidades especiais que cada raça ou classe possui. O que é certo apenas é que cada personagem possui apenas uma: ou de raça ou de classe.

Consulte ambas as tabelas abaixo, de classe e de raça, e escolha apenas uma habilidade dentre as disponíveis para sua classe e raça, aplicando os modificadores que houver.

Class Special Abilities Modifiers
Barbarian RAGE: You deal +1 damage while you have 4 or fewer Hit Points remaining.
Cleric AID: You know healing techniques. At the end of your Hero Phase, if you did not attack, one other Hero on your tile regains 1 Hit Point.
SAVING GRACE: When you or any Hero on your tile regains 1 Hit Point or more, that Hero can also end one Condition currently in effect.
Fighter DEFENDER: You protect your friends. While another Hero is on the same tile as you, he or she gains a +1 bonus to Armor Class.
HEADBUTT: At the end of your Hero Phase, you can take 1 damage to deal 1 damage to an adjacent Monster. AC-1
Paladin HEALING HANDS: When you or any Hero on your tile spends a healing surge, that Hero regains 1 additional Hit Point.
Ranger SCOUT: You are a master explorer. During your Exploration Phase, you can explore one unexplored edge on your tile, even if you aren’t adjacent to it.
Rogue TRAP EXPERT: You are an expert at finding and disabling Traps. You gain a +5 bonus to rolls to disable Traps.
Wizard LORE: You know the secrets of Monsters. While another Hero is on the same tile as you, he or she gains a +1 bonus to attack rolls.
MAGE HAND: You can open any door on your Hero’s tile, not just adjacent doors.

 

Race Special Abilities Modifiers
Dwarf CAST-IRON STOMACH: You get a +5 bonus to rolls to end the Poisoned condition. HP-2
Elf (*) ACCURACY: Once per Hero Phase, reroll an attack roll. Use the second roll, even if it’s lower. AC-1
Halfling INSIGNIFICANT FOE: Once per Villain Phase, when you would draw a Monster card, you can draw 2 and pick either. Put the other card on the bottom of the Monster deck.
Half-Elf (**) DUAL HERITAGE: Escolha dentre as da raça élfica OU de outra classe diferente da sua.
Half-Orc BRUTAL RECOVERY: When you or any Hero on your tile rolls a natural 20, you may recharge (flip over) Furious Assault.
Human (**) VERSATILITY: Escolha dentre as de outra classe diferente da sua.
Outras raças Não há informações suficientes. Como sugestão, escolha dentre as de classe.

(*) Nos jogos do tipo D&D Adventure System apareceu apenas um personagem Elfo, que é a Keyleth do Wrath of Ashardalon, que é paladina e usa a habilidade especial da classe. Assim não sabemos de nenhuma habilidade especial élfica. No entanto, copiei essa habilidade de raça do Livro do Jogador do D&D 4ª edição (pág. 40), pois me pareceu bem equilibrada e apropriada ao jogo e à raça. Apenas restringi a uma vez por fase do herói, e ainda achando apelativa decidi reduzir a AC, pois o Elfo perde tempo fazendo a mira, baixando um pouco a guarda.
(**) Os humanos são versáteis. O mestiço meio-elfo herda as características de ambos os pais: habilidades dos elfos e a versatilidade humana.

Anote sua habilidade especial, aplique os modificadores que houver, e siga adiante.

Pulso de Cura

Agora que seus atributos já estão definidos, é hora de calcular seu Surge Value, que é igual à metade do seu HP. Sua HP será sempre par, então não precisa arredondar nada.

Poderes

Todos os heróis possuem:

• Select 1 Utility power
• Select 2 At-Will powers
• Select 1 Daily power

Sendo que esses poderes SEMPRE serão dentre as cartas da classe escolhida.

Além disso, todos os heróis ainda ganham +1 Poder Utilitário (Utility Power), a ser escolhido dentre as cartas de poderes de raça ou de classe.

Subindo Níveis

Essa é parte fácil. Ao subir pro nível dois, todos os personagens, independente de raça e classe, ganham: HP +2, AC +1, Surge Value +1 e a Special Ability: “CRITICAL HIT: When you attack and roll a natural 20, you deal +1 damage”.

Concluindo

Como eu disse, essas regrinhas são bem superficiais e, longe de serem perfeitas, não cobrem toda as raças e classes. Mas é um bom começo para quem quer um pouco mais de Wrath of Ashardalon e seus jogos irmãos.

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