Autor: NerunSistema: GURPS

Helicóptero Bell AH-1F Cobra

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AH-1F Cobra das forças israelenses.

O novo GURPS 4E adicionou uma lista de veículos ao Módulo Básico (pp.462-470) para facilitar a vida dos jogadores. Porém são todos veículos civis. Quem estiver procurando por um tanque de guerra, um helicóptero de ataque ou um caça terá que recorrer ao GURPS HighTech (“HT”). Lá é possível encontrar muitos dos veículos de guerra que dominam os campos de batalha de nosso tempo. Já no GURPS LowTech (“LT”) e UltraTech (“UT”), é possível obter veículos de eras passadas e das eras por vir.

Helicópteros Militares

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Variante AH-1Z parecida com o “Cobra”.

Não sei porque cargas d’água resolvi pesquisar sobre helicópteros de uso militar, em especial aqueles armados com mísseis e metralhadoras. Encontrei no HighTech (pp.240-1) o MDHC AH-6J Little Bird, que não era exatamente o que eu queria. Esse helicóptero é bastante capaz, muito bem armado, tem um piloto e um atirador, sem passageiros.

Existe uma variante dele, o MH-6, idêntico em tudo, mas sem armas, com uma “prancha” de cada lado, podendo transportar até 3 comandos em cada uma. O MH-6 é pintado de preto para operações noturnas. Esta pequena aeronave pode conduzir rápidas inserções e extrações de forças de operações especiais em áreas onde helicópteros maiores, como o MH-60 Black Hawk não consegue. O MH-60 aparece no filme Falcão Negro em Perigo.

Enfim, o que eu queria não era um helicóptero como o AH-6J Little Bird, pois ele ainda se parece muito com um helicóptero civil, só que cheio de armas. Então pesquisei mais e descobri os helicópteros da Bell, o famoso AH-1 Cobra, com inúmeras variantes. Eu escolhi a AH-1F.

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Arsenal disponível ao AH-1Z, similar ao AH-1F.

AH-1F Cobra

O AH-1 Cobra (designação da empresa: modelo 209) é um helicóptero de ataque com duas hélices, e motor único, fabricado pela Bell Helicopter. Ele compartilha dos mesmos sistemas de motor, transmissão e rotores usados pelos antigos UH-1 Iroquois. O AH-1 também é normalmente chamado de HueyCobra ou apenas Cobra.

Há inúmeras variantes, a aqui adaptada, não existente no HighTech, é chamada de AH-1F “Modernized Cobra”.

NTVeículoST/PVMnb/IEHTDesl.PcCCarga
7AH-1F75+2/211f4/804,51,5
MTOcp.RDDist.CustoPontosEstolObs.
+5220507$11 MMGH2R0[1,2,3,4,5]

Observações

[1] 2 tanques de combustível (408 kg de diesel cada; 816 kg de combustível no total). Apesar de distintos, estão interligados, trabalhando como um só tanque.

[2] A Resistência à Dano varia: RD 20 nas laterais, no entorno e na parte inferior dos assentos do piloto e do copiloto/artirador, na seção de combustão do motor e nos tanques de combustível; RD 6 nos vidros (vidro à prova de balas de 8 mm); todo o resto é RD 3.

[3] A proteção nas hélices do rotor é mais PV do que RD: elas foram projetadas para permitir que a lâmina se mantenha em funcionamento mesmo após ser atingido por um tiro de canhão de 23 mm (ou equivalente) de uma bateria anti-aérea. Considere que as hélices tem RD 3 e PV 75.

[4] Armas Disponíveis:

  • M197 Vulcan Gatling Gun, versão com 3 canos (HT p.135), com 300 tiros.
  • M260 rocket launcher (7 rockets) (HT p.150).
  • M261 rocket launcher (19 rockets) (esse não existe no HT, mas é igual ao M260, mas com CdT 19 e 19 tiros, com 1 segundo de preparo).
  • Hughes M220 TOW missile launcher (cada um com 4 mísseis Hughes BGM-71A TOW, 127mm, HT p.151).

[5] Configurações de Armas:

Normal:

  • 1x M197 Gatling Gun
  • 2x M260 rocket launcher
  • 1x Hughes M220 TOW missile launcher
  • 100% de combustível (distância 508)

Armamento Pesado:

  • 1x M197 Gatling Gun
  • 2x M261 rocket launcher
  • 2x Hughes M220 TOW missile launcher
  • 50% de combustível (distância 254)

Tabelas de Armas

Essas armas são descritas no HighTech (págs. 137 e 150), aqui reproduzidas para facilitar, já que o suplemento ainda não foi traduzido. Todas são de Nível Tecnológico 7 (NT 7) e Classe de Legalidade 1 (CL 1).

Em CdT, quando tiver dois números separdos por “/” significa que a arma possui dois modos selecionáveis de tiro.

ArmaDanoPrec.Alc.PesoCdTTiros
M197 follow up6dx3 pi++
2d [1d] cont ex
51.140/4.85066/8212!/25!300
M2607dx3 [3d+2] cont ex264/9.60016/1077(10i)
M2611919(27i)
M220 linked6dx8(10) cont ex
7dx5 cont ex
3+3300/3.00070/2514(20)

Continuação

ArmaSTMgt.RCOCustoObs.
M197 follow up24M-102$40.000[2,3]
M26022M-91$4.200[1]
M261$6.000
M220 linked21M$180.000[4,5,6,7]

[1] O primeiro alcance é o mínimo, não 1/2D como de costume. O foguete não perde velocidade.

[2] Precisa de fonte de energia (veja a descrição) (PS.: 2,2 kw para a M197).

[3] Muito confiável. Não irá funcionar mau a menos que a falta de manutenção reduza o Mauf. (MB p.407).

[4] Alcance mínimo do míssil é 30 metros.

[5] O disparo de um míssil produz um fogo traseiro (backblast) perigoso (8d qmd).

[6] Armas Teleguiadas (MB p.412). O atirador usa Artilharia (Míssil Guiado) para atacar.

[7] $14.000 por míssil. Preço do míssil não incluso no custo do lançador.

____________________
OBS.: publiquei este artigo originalmente na extinta GURPS Nation em 12/Abr/2012.

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Daniel "Nerun" Rodrigues

Nerd, numismata, colecionador de quadrinhos, fã de star wars e RPGista super fã de GURPS e sistemas indies.

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