Você tem dado em casa? Não? Então tente Card-Dice!

card-dice-rostoBrincadeiras do título a parte, sabemos como é difícil conseguir dados estranhos (zocchiedros ou funky dice em inglês). Este artigo oferece a opção de imprimir um baralho de 32 cardas, bem pequeno, com 16 cartas por folha, e usá-lo no lugar dos dados.

Caso prefira simular dados usando outros dados, então leia nosso artigo Rolando dados estranhos com dados comuns. É bem interessante também. É claro que você sempre poderá imprimir dados de papel! Existem sites diversos na internet com folhas de dados para imprimir.

Card-Dice

card-dice
cartas típicas do card-dice

Esta carta ao lado é uma carta típica do Card-Dice. Ele simula 15 dados e Par/Ímpar. São 16 opções ao todo. São dados de 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10, 12, 14, 16, 20, 24, 30 e 32 faces. Além desses, que são dados típicos em jogos de Dungeon Crawl Classics, temos também o dF ou dado Fudge!

Caso prefira, pode usar dados Fudge alternativos, lendo nosso artigo Não tenho “Dados Fudge”, e agora?

Caso caia o símbolo “ômega” (coringa), como mostrado na imagem à direita, carta da esquerda, então saque outra carta. Isso ocorre porque o Mínimo Múltiplo Comum (MMC) desses dados é 1680. Ou seja, seriam precisas 1680 cartas para não ter um “coringa” em nenhum dos dados e manter a estatística precisa.

Imprima as duas folhas de cartas e imprima no verso delas as folhas de “verso”. Depois corte nas linhas e pronto!

Você pode imprimir em Offset 75g, aquele papel A4 normal que nós compramos em papelaria, ou comprar baratinho uma folha A4 de papel couchê de gramatura maior para ficar mais durinho, ou colar a folha impressa em papel contact, ou plastificar!

Prós

  • As cartas funcionam para quem não possui o dado certo.
  • A simulação é estatisticamente perfeita. Foi criado com isso em mente.
  • É econômico e fácil de montar: você faz em casa, de graça.
  • É fácil de transportar.
  • É fácil de usar: escolha o dado que deseja, embaralhe, saque uma carta, veja o resultado.

Contras

  • Não substituem os dados. Dados são, em muitos aspectos, muito superiores.
  • Você tem que embaralhar uma vez para cada dado que vai “rolar”. Se quer 3d6, embaralhe uma vez, saque uma carta, coloque na pilha, embaralhe de novo, saque de novo etc. Tem que ser assim ou as estatísticas vão se reduzindo. Uma opção é imprimir 3 cópias deste baralho, misturar tudoi e aí você tem certeza de que pode sacar até 3 “dados” depois de cada embaralhamento. E ainda continua fácil! Serão 96 cartas nesse esquema.

Personalização

Inclui no pacote zip, além das cartas para imprimir, os arquivos originais para você editar e deixar do seu agrado. Tenho certeza que há artistas bem capazes por aí que podem deixar isto bem mais elegante. É tudo Creative Commons BY-SA 4.0. Ou seja, modifique à vontade, cite o autor (GURPZine) e compartilhe pela mesma licença.

DOWNLOAD BEM AQUI

Abraços e boas cartadas!

(Visitado 342 vezes, 1 visitas hoje)

Daniel "Nerun" Rodrigues

Graduado em História (2003) e Direito (2009), ambos pela Universidade de São Paulo. Advogado por profissão, roleplayer por paixão. Além disso, sou nerd, numismata, colecionador de quadrinhos, fã de star wars e RPGista super fã de GURPS.

3 thoughts on “Você tem dado em casa? Não? Então tente Card-Dice!

  • 03/09/2016 em 13:37
    Permalink

    Olá. Muito bacanas as cartas. Pensei em fazer algo do tipo, mas acabei largando a ideia quando vi o MMC. haha

    A ideia dos coringas é bem boa, mas questiono um pouco a praticidade em alguns casos. Por exemplo, contando as 32 cartas, o d24 ficou com 8 coringas. É uma margem muito grande pra “re-rolagem”.

    Uma alternativa que pensei é substituir os coringas por resultados a partir da média do dado. Isso sacrifica um pouco a probabilidade, mas agiliza o jogo, não? Acho uma troca bem válida pra minha mesa.

    Enfim, muito bacana o trampo!

    Resposta
    • 04/09/2016 em 13:53
      Permalink

      É, substituir coringas sacrifica a estatística consideravelmente, mas vai de cada um mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.