Autor: NerunInclui downloadSistema: Daemon

A Ficha do TREVAS 3ed está bugada!

Sim, ela está. O Sistema Daemon é muito antigo e teve várias edições e módulos básicos diferentes. Muitas vezes a Daemon Editora pegava uma ficha de outro livro, dando um CTRL+C / CTRL+V sem muita revisão. Vou explicar detalhadamente. Esses erros ocorrem na 3ª edição (3.0, de 2001) e na 3ª edição revisada (3.5, de 2004).

  1. Ciências: é baseado em INT, não é (0) como constou. O valor inicial só será ZERO se a Campanha for situada na Idade Média ou se o PC for analfabeto.
  2. Heráldica: também é um subgrupo de Ciência, mas foi colocado como Perícia Independente. Esse subgrupo não têm nenhuma relevância para campanhas modernas, mas era relevante na Idade Média (Arkanun). O que reforça minha teoria do copiar / colar. Sem relevância também Herbalismo e Teologia. Mas deixei os 3 lá… 
  3. Disfarces: o correto é Disfarce, no singular, e é baseado em INT, não é (0) como constou.
  4. Etiqueta: é um grupo de perícias, tem que escolher um subgrupo.
  5. Idiomas / Linguagem Secreta: nas edições antigas tinha a Perícia Linguagens Secretas como uma Perícia Independente com vários subgrupos, mas na 3ª edição ela foi eliminada e seus subgrupos foram incorporados aos de Idiomas, e esqueceram de atualizar na ficha…
  6. Manipulação / Barganha (CAR): Barganha é subgrupo de Negociação, não de Manipulação. Na 2ª edição de Arkanun tinha a Perícia Comércio, que fazia as vezes de Barganha.
  7. Pesquisa / Investigação: no livro é listada apenas como Pesquisa, embora no texto descritivo dela fale-se em Pesquisa / Investigação.
  8. Sobrevivência (INT): não é baseado em Inteligência, mas sim PER!!! (pág. 90).

Relaxem! Eu corrigi tudo pra vocês! Estava fazendo um decalque digital da ficha oficial do TREVAS quando notei esses erros. Eu queria ter uma ficha oficial do TREVAS em PDF, para imprimir fácil. Não sei porque a Daemon Editora nunca disponibilizou a ficha oficial do TREVAS (e outros livros) em PDF no seu site. Bom, baixei a imagem de um livro, botei no editor LibreOffice Draw e fui desenhando a ficha por cima, usando as mesmas fontes do original (embutidas no PDF a seguir).

Além de corrigir esses erros, o PDF ficou com 1 linha a mais para Perícias com Armas, Aprimoramentos e Perícias gerais. Porque a ficha oficial inclusa no fim do livro tem o tamanho do livro: 21 x 28 cm, enquanto as folhas A4 que a gente usa nas impressoras tem 21 x 29,7 cm. Isto é, exatamente 1,7 cm a mais! Como sobrou um espacinho botei essas linhas a mais. Também incluí a Perícia Furtar (DEX) na lista.

Esse arquivo inclui a ficha pronta em PDF pra imprimir e o arquivo ODG para ser aberto no LibreOffice Draw, caso alguém queira fazer suas próprias fichas. É por isso que o ZIP ficou com quase 3,0 MB. O PDF mesmo tem menos de 50 KB.

>>> DOWNLOAD <<<

[Mirror #1 MEGA] [Mirror #2 Google Drive]

Na 1ª e 2ª edições, Linguagens Secretas era uma Perícia independente, com vários subgrupos, mas da 3ª edição em diante, TODOS os subgrupos de Linguagens Secretas foram incluídos como subgrupos de Idiomas / Línguas.

Trevas 1ª edição, pág. 22.
Trevas 3.5, pág. 88.
(Visitado 450 vezes, 1 visitas hoje)

Daniel "Nerun" Rodrigues

Nerd, numismata, colecionador de quadrinhos, fã de star wars e RPGista super fã de GURPS e sistemas indies.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.