Licença Daemon

Share Button

Extraído da página principal da RPG Wiki:

Hoje a Licença Daemon ganhou um inesperado, mas necessário verbete na RPG Wiki.

Adotada em Janeiro de 2002 a licença está em uso há 19 anos, e tem sido fonte de satisfação e de dúvidas, dada a sua informalidade.

O artigo conta com a exposição da evolução histórica da licença e até com parecer jurídico de advogado! Agora você não tem mais desculpas para não usar o Sistema Daemon, o Sistema RPGQuest ou o Universo Trevas/Arkanun para criar seus jogos, comerciais ou não, sem ter que pagar royalties para a Daemon Editora!

Pra quem não sabe, a RPG Wiki é a wiki oficial de todos os produtos relacionados à Daemon Editora, mas não somente. Ela organiza e compendia tudo que ocorreu no mundo do RPG desde 1990… É muita coisa, são: eventos, editoras, autores, livros publicados, notícias de jornal, pôsteres de eventos etc.

Logo ali na página principal descobrimos que Arkanun celebrou 25 anos em Novembro de 2020 (ele é de 1995). Logo o Sistema Daemon comemora 30 anos porque, em tese, ele é de 1992, publicado numa fanzine da POLI-USP.

Bem, em 2002 o Sistema Daemon foi liberado… em parte. Apenas o Módulo Básico. Em 2006, com uma adaptação oficial do Tagmar II para Daemon, TODO o Sistema Daemon foi liberado. Agora a editora ratifica o entendimento de que o Universo de Trevas/Arkanun também foi liberado! Mas não só, o RPGQuest (o jogo de RPG, não o boardgame) também está liberado pela Licença!

Marcelo Del Debbio anunciou a novidade no grupo do Sistema Daemon no Facebook:

As pessoas estavam pedindo por isso há algum tempo, e o Del Debbio sempre tinha que explicar. Agora está resolvido.

Na verdade, fui eu quem escreveu aquele verbete… Eu sou um dos administradores da RPG Wiki, e sou advogado. Então escrevi o artigo e também o parecer. Eu queria resolver esse assunto. Mostrei por Marcelo, ele gostou e anunciou pra galera!

Acho que está tudo bem claro agora.

Algumas pessoas pediam pela Open Game License (OGL), outras por uma Creative Commons (talvez a CC BY-SA, tem várias). O Problema é que não serviriam. Dadas as particularidades do licenciamento, seria impossível fazer isso com apenas uma licença, teriam que haver pelo menos duas:

  • Uma para liberar os Sistemas Daemon e RPGQuest. Poderia ser a OGL ou a CC BY-SA. Os dois sistemas poderiam ser liberados no mesmo ato, sob a mesma licença. Também seria preciso definir o Universo Trevas/Arkanun e os logos de compatibilidade como Identidade do Produto, no caso da OGL, pra deixar claro que não poderia ser usado pela OGL. Se fosse pela CC BY-SA não seria necessário, mas seria interessante colocar um aviso similar, só pra deixar claro que ambientação e logos não seriam CC BY-SA, haveria uma licença específica pra eles.
  • O Universo Trevas/Arkanun não poderia ser liberado pela CC ou pela OGL, por causa da restrição: “somente com Daemon ou RPGQuest”. Ambas as licenças não admitem restrições dessa natureza, porque são liceças públicas: você as usa do jeito que estão, não pode alterar as cláusulas. E não há previsão contratual para aplicar restrições de uso específicas a um produto liberado por qualquer das duas licenças. Então a ambientação teria que ter a sua própria licença.
  • Os logos de compatibilidade do Daemon e do RPGQuest são outra coisa. A Daemon só queria que eles pudessem ser usados em produtos de terceiros se esses produtos fossem de fato compatíveis com esses sistemas, isto é, se uma pessoa pudesse usar seu material com os outros +60 livros publicados pela Daemon com um mínimo de esforço de adaptação dos jogadores. Pra fazer isso TEM que ter uma licença própria (assim como o Logo do Sistema d20 tinha sua própria licença, a d20 System Trademark License, já revogada). Mas, tecnicamente falando, poderia ser feito na mesma licença do Universo Trevas/Arkanun.

Percebem a confusão? Duas licenças? Complexo demais. Tem gente que nem entende direito a OGL, e tem gente que se confunde com a Creative Commons… E ainda teriam que estudar mais uma licença totalmente nova… Então a saída foi manter em uma licença só: a Licença Daemon em sua versão 3.0.

A Licença Daemon v3.0 mantém a simplicidade das primeiras licenças, e adiciona os “novos” conteúdos com as particularidades de seu licenciamento.

Ela foi inspirada tanto na simplicidade da Licença Daemon v2.0, aplicada na adaptação oficial do Tagmar II para Daemon, quanto na famosa Licença M.I.T.

A licença mais bem sucedida do mundo é destinada ao uso com software livre e códigos abertos. Foi criada pelo Massachusetts Institute of Technology (M.I.T.) em 1984 e tem sido usada desde então. É usada por 45% dos projetos de software disponíveis no GitHub. E são dezenas de MILHÕES existentes. E ela tinha apenas UM parágrafo. Hoje ela evoluiu e tem 3 parágrafos e uma linha de copyright.

O primeiro artigo a seguir eu traduzi pro meu blog, explica um pouco mais. O segundo mostra como a MIT é adotada pela maioria dos desenvolvedores de software no GitHub. Os programadores com projetos no SourceForge preferem a GPL, mas a MIT é muito usada lá também.

A misteriosa história da Licença MIT – por Gordon Haff

Open source license usage on GitHub.com – por Ben Balter

O resultado foi esse:

Licença Daemon

Sistema Daemon, RPGQuest e Universo Trevas/Arkanun (o “conteúdo aberto”) são Copyright (c) 1998-<<ANO CORRENTE>>, Daemon Editora. Autores Marcelo Del Debbio, Norson Botrel et. al. Alguns direitos reservados. O conteúdo aberto está disponível na RPG Wiki <wiki.daemon.com.br>.

A editora Daemon dispõe o conteúdo aberto para ser utilizado de qualquer modo, em quaisquer obras de RPG, comerciais ou não, desde que citadas as fontes originais. O Universo Trevas/Arkanun só pode ser usado em conjunto com os sistemas Daemon e RPGQuest. Os nomes, as marcas e os logotipos “Sistema Daemon” e “RPGQuest” só podem ser usados se a obra derivada for substancialmente compatível com as respectivas regras. Toda alteração que você fizer no conteúdo aberto deve ser compartilhada sob os termos da Licença Daemon apenas. Essa autorização não te permite pegar um de nossos livros e republicá-lo ou distribuí-lo, ainda que você faça isso de graça. Também não faça isso com os livros de outros autores que fizerem obras derivadas das nossas. Se você usar qualquer porção do conteúdo aberto você concorda automaticamente com todas essas regras.

Para maiores informações, pesquise por “Licença Daemon” na RPG Wiki.

Basta afixar essa licença no suplemento, livro, netbook, ebook que você criar, trocando <<ANO CORRENTE>> pelo ano em que você publicou o trabalho. Ficaria, por exemplo:

…Copyright (c) 1998-2021, Daemon Editora…

Fortes invocações para vocês!

Share Button
(Visitado 73 vezes, 1 visitas hoje)
Tags: