Lista sucinta de retroclones de D&D

Share Button

Vocês já devem ter notado no meu blogroll um banner escrito “D&D Retroclones” em vermelho sobre preto. Essa é a melhor, maior e mais abrangente lista de retroclones de D&D em qualquer idioma. Ainda assim, já tem algum tempo que quero fazer a minha própria lista. Há um bom número de blogs que comentam, analisam e até listam vários retroclones de Dungeons & Dragons, a maioria deles muito bons. Mas eu queria uma lista sucinta com os mais relevantes retroclones para mim. Então aqui vai.

Como preâmbulo, para saber quais são as edições de D&D, consulte esta entrada da Wikipédia sobre as Edições de Dungeons & Dragons.

1. Original Dungeons & Dragons

Publicado em 1974, abreviadamente referido como OD&D, engloba os chamados “3LBB”, abreviação de three little brown books ou “três livretos marrons”:

  • Men & Magic (Homens e Magia)
  • Monsters & Treasure (Monstros e Tesouros)
  • The Underworld & Wilderness Adventures (Aventuras no submundo e na vastidão)

Além desses 3 livretos era necessário o Chainmail (“cota-de-malha”), publicado em 1971. Era um wargame para jogar com miniaturas medievais, que incluía regras para criaturas fantásticas e algumas magias. O OD&D nasceu como um derivado do Chainmail. A tradução do Chainmail você encontra qui no blog. Apesar de haver certa dependência do Chainmail, ela era mínima, mas havia. D&D original era um jogo dependente de miniaturas.

Logo depois desses livros básicos, vieram os suplementos:

  • Supplement I – Greyhawk
  • Supplement II – Blackmoor
  • Supplement III – Eldritch Wizardry
  • Supplement IV – Gods, Demi-Gods & Heroes

Dois retroclones aqui merecem menção honrosa. Há muitos outros, coisas muito boas feitas por aí, como o X-plorers e o Microlite 74, mas eles são inovações. Eu prefiro listar apenas os straight, isto é, os conservadores, aqueles que se mantém fiéis ao texto original, com poucas ou mínimas alterações.

1.1 Delving Deeper

Esse é considerado o mais fidedigno já feito. Ainda assim, há uns poucos pequenos detalhes que “não estavam lá”, mas é pouca coisa mesmo. Este retroclone considera apenas o Chainmail e os 3LBB, ignorando todos os suplementos. O autor, Simon J. Bull, justificou a escolha dizendo que se adicionasse os suplementos o jogo ficaria MUITO parecido com AD&D 1ª edição. Mais tarde, usando o pseudônimo “waysoftheearth”, o Simon fez uma comparação muito detalhada do Delving Deeper com o Swords & Wizardry White Box, disponível no fórum OD&D Discussion

Pode ser baixado aqui.

1.2 Swords & Wizardry

De longe o mais famoso e mais bem sucedido. Ele é considerado uma versão streamlined (“aerodinâmica”), porque ele melhora o entendimento das regras. Houve um foco do autor em deixar as regras mais claras, coesas e fáceis de ser entendidas. Escrito por Matthew J. Finch, ele possui três versões:

O White Box tem esse nome porque os 3LBB eram vendidos em uma caixa branca. Então sabemos que a versão “S&W White Box” é a versão concisa, baseada apenas no Chainmail e nos 3LBB. Mas leia aquele artigo do Simon J. Bull que mencionei anteriormente. O White Box adiciona muita coisa que não estava nos 3LBB, como muitos monstros a mais entre outras coisas. Ele não é tão straight como o pessoal pensa, apesar de ser MUITO bom mesmo.

O Core Rules é o White Box somado a alguns elementos do primeiro suplemento, o Greyhawk.

Enquanto que o Complete passa o rodo e pega tudo: 3LBB, os 4 suplementos listados acima e ainda acrescenta algum material da revista Strategic Review Magazine.

O Swords & Wizardry Core Rules (3rd printing) foi traduzido para o português pelo Gilvan Gouvêa. Está disponível para download bem aqui. O Core Rules já está na 4ª impressão, que não foi traduzida, mas não deve ter mudado nada substancial.

Outras listagens em português

Dados Místicos – Conheça alguns sistemas da Old School Renaissance

Dungeon Compendium – As Várias Edições do D&D: O Século 21 (Parte 1)

Dungeon Compendium – As Várias Edições do D&D: O Século 21 (Parte 2)

Dungeon Compendium – As Várias Edições do D&D: O Século 21 (Parte 3)

Pontos de Experiência – Retro-jogos

RPG News – A volta dos old school e dos retro-clones!

RPG News – Mais títulos retroclones gratuitos!

 

Share Button
(Visitado 28 vezes, 1 visitas hoje)
Tags: