Powered by GURPS!

Share Button

PoweredByGURPSAlguns pensam que Powered by GURPS (“PbG”) é uma licença da Steve Jackson Games, lançada em reação ao Open Gaming License (OGL) da Wizards/d20, mas não é. Bem, eu contatei o pessoal da SJ Games sobre a “licença” PbG e eles me esclareceram algumas dúvidas.

Basicamente o meu interesse era saber se eu poderia lançar um jogo compatível com GURPS e publicá-lo em PDF gratuito sem ferir qualquer lei ou direito. A intenção era claramente suprir as carências de GURPS no Brasil, e fornecer instruções para a comunidade RPGística interessada em escrever material para este sistema. O teor da conversa vocês podem conferir aqui.

Vou resumir. Conforme informado por Paul Chapman, editor de marketing da SJ Games, a PbG não é uma licença! Licença é uma autorização de uso, mediante paga, para usar objeto (produto ou marca) respeitando os termos de propriedade intelectual, sem medo de retaliação jurídica por parte do proprietário dos direitos autorais. Enquanto que a PbG é essencialmente uma logomarca (vide imagem acima) colocada na capa dos livros que usam o sistema GURPS, para identificá-los perante o público.

Para publicar “livros compatíveis” com o GURPS (vide GURPS Prime Directive, GURPS Hellboy e outros jogos) é preciso contatar a editora pelo e-mail licensing@sjgames.com, e solicitar uma licença de uso. Notem que para alguns idiomas já foram obtidos licenças EXCLUSIVAS. Isto é, o Paul Chapman viu meu ícone do Brasil no meu Avatar e julgou necessário me alertar que a Devir já tem exclusividade em língua portuguesa. Para finalizar, conforme esperado, é preciso PAGAR a SJ Games para obter uma licença e para poder usar o logo PbG.

Resumindo:

  • a PBG é uma logomarca, e usá-la implica em pagar direitos autorais e conseguir autorização da Devir, detentora dos direitos do GURPS em língua portuguesa;
  • um livro PBG implica necessariamente em possuir regras de jogo inclusas, seja reproduzindo as regras do Módulo Básico, seja do GURPS Lite, com ou sem modificações.

Saída estratégica:

Caso sua intenção seja publicar um CONTO, HISTÓRIA, ROMANCE (as chamadas fanfics), AVENTURA ou um CENÁRIO DE CAMPANHA, você não precisa da autorização de ninguém, se e somente se você:

  • não reproduzir qualquer porção das regras do GURPS no seu “suplemento”;
  • não vender ou comercializar a fanfic, aventura ou cenário que você escreveu;
  • não reproduza o “frame” dos livros GURPS, isto é, não faça seu livro parecer um livro oficial de GURPS, e não use aquele formato de desenho em quebra-cabeça das capas de GURPS, pois aquilo também é protegido. No entanto, você pode usar o nome GURPS, desde que fique claro que o trabalho é de sua autoria.

Em outras palavras: escreva a vontade, forneça personagens prontos, modelos de personagem, modelos raciais, cite livros oficiais a vontade, use os cenários oficiais já publicados como background da sua aventura, cite e use os personagens oficiais já publicados em livros oficiais, MAS NÃO COMERCIALIZE, E NÃO REPRODUZA AS REGRAS. Ou seja, faça um PDF e divulgue. Ou coloque em seu blog, como fez o GURPS Melendor.

Onde isto está? Está na Política Online da Steve Jackson Games, clique para ler. Vejamos:

V. Então quer dizer que eu posso…

Escrever minha própria fanfic usando seus personagens e cenários?
Contanto que você não a comercialize de qualquer forma, e enquanto ficar claro claro para todos que ela é sua criação original, nós autorizamos a sua utiliação. Siga todas as orientações desta política. . . e divirta-se. Como uma cortesia para os outros, se a fanfic que você está escrevendo não for WorkSafe, indique de alguma forma,para proteger o navegante casual!

Escrever minha própria aventura ou cenário usando as suas regras ou cenários?
Talvez. Isto tem a ver com se ou não o material que você produziu é uma extensão da linha de jogo (OK), ou uma reformulação das regras de direitos autorais (NÃO OK). Estatísticas do personagem, e cenários, usando a nossa terminologia de regras, são de uso permitido, contanto que você não comercialize o material que você escrever de qualquer maneira. Novamente, siga todas as orientações desta política.

Em bom português: LEIAM A POLÍTICA ONLINE e divirtam-se!

Seguindo a Política Online

Conforme item IV da Política Online da SJ Games, você deve adicionar os seguintes avisos ao seu material:

Se blog, artigo ou revista, usando imagens de livros de GURPS:

The material presented here is my original creation, intended for use with the GURPS system from Steve Jackson Games. This material is not official and is not endorsed by Steve Jackson Games.

GURPS is a registered trademark of Steve Jackson Games, and the art here is copyrighted by Steve Jackson Games. All rights are reserved by SJ Games. This material is used here in accordance with the SJ Games online policy.

Traduzindo:

O material apresentado aqui é criação original minha, destinada ao uso com o sistema GURPS da Steve Jackson Games. Este material não é oficial, e não é endossado pela Steve Jackson Games.

GURPS é uma marca registrada da Steve Jackson Games, e os direitos autorais da arte aqui apresentada pertence à Steve Jackson Games. Todos os direitos reservados à SJ Games. Este material é usado aqui em acordo com a política online da SJ Games.

Se suplemento não-oficial:

[GAME NAME] is a trademark of Steve Jackson Games, and its rules and art are copyrighted by Steve Jackson Games. All rights are reserved by Steve Jackson Games. This game aid is the original creation of [YOUR NAME] and is released for free distribution, and not for resale, under the permissions granted in the Steve Jackson Games Online Policy.

Traduzindo:

[NOME DO JOGO] é uma marca comercial da Steve Jackson Games, e os direitos autorais de suas regras e arte pertencem à Steve Jackson Games. Todos os direitos reservados à Steve Jackson Games. Este acessório de jogo é criação original de [SEU NOME] e é liberado para distribuição gratuita, e não para revenda, sob às permissões garantidas na Política Online da Steve Jackson Games.

Substituindo [NOME DO JOGO] pelo jogo que você está usando, no caso é o GURPS. E substitua [SEU NOME] pelo seu próprio nome! Você poderá usar qualquer jogo da SJ Games seguindo estas regras.

Share Button
(Visitado 126 vezes, 1 visitas hoje)