Tabelas #001: Elixires Alquímicos (GURPS)

Share Button

Quem não adora tabelas? Tabelas são úteis para gerar coisas aleatoriamente. Neste primeiro artigo eu criei uma tabela com elixires alquímicos, usando a lista disponível no GURPS Magic (pág.s 213-9). Essa tabela pode ser usada para determinar que tipo de poções um aventureiro encontra num baú, nos despojos de um oponente ou numa masmorra qualquer. Ou ainda, pode ser usada para determinar que fórmulas contém um Formulário encontrado pelos personagens. Formulário é um livro contendo fórmulas alquímicas, isto é, receitas para criar elixires. Ou quem sabe a lista de elixires disponíveis à venda num boticário!

Existe uma tabela de “concoctions” (misturas diversas, incluindo poções) no Dungeon Fantasy 8 – Treasure Tables. Só que aquela tabela é própria do DF, tem misturas lá que só são descritas no DF e a tabela não inclui todas as poções do GURPS Magic. Além do que esta tabela aqui pode ser usada para criar formulários, e a tabela do DF não serve pra isso, ela serve pra determinar misturas encontradas em masmorras. Ou seja, a tabela do DF é pra misturas diversas, incluindo algumas poções (algumas nem existentes no Magic), enquanto esta tabela aqui é apenas para poções do Magic.

Voltando à minha tabela…

Parti da seguinte premissa: como é fornecido o custo em dinheiro (dois número separados por uma barra, o primeiro para mundos onde a magia é comum, o segundo onde é rara), tomei esse valor para calcular a chance estatística de encontrar o elixir. Quanto mais caro, mais difícil encontrar, pois seria mais caro fazer a poção e, principalmente, porque o preço de mercado reflete a relação entre demanda (o que o mercado quer consumir) e oferta (o que os alquimistas produzem)!

Para isso usei um dado especial: d666! São 3 dados comuns de 6 faces, mas em vez de somar os resultados, você os considera individualmente, obtendo resultados como 111, 112, 113, 114, 115, 116, 121, 122, 123 etc. Decida qual será o primeiro dado, o segundo dado e o terceiro dado, e jogue-os em ordem. A exceção é feita à Tabela de Elixires Raros, na qual se rolam 3d6 como de costume.

Tabela de Elixires

Elixir Pág. d666
Animal Control    
Beast-Speech 213 111-112
Bird Control 213 113-115
Dragonslaying 213 116
Horsemanship 214 121-126
Combat Abilities
Battle 214 131-135
Endurance 214 136
Fetching and Carrying 214 141-151
Leadership 214 152
Invulnerability 214 153
Speed 214 154-156
Stealth 214 161-162
Strength 214 163-212
Hostile Elixirs
Aging 214 213-214
Death 215 215-222
Fear 215 223-234
Foolishness 215 235-242
Frustration 215 243-245
Hatred 215 246-255
Jealousy 215 256-263
Lecherousness 215 264-311
Madness 215 312-323
Odium 215 324-325
Self-Love 215 326-331
Unluckiness 215 332
Weakness 215 333-336
Magical Abilities
Attractiveness 216 341-343
Fire Resistance 216 344-351
Flight 216 352
Gambling 216 353-354
Invisibility 216 355
Luck 216 356
Magic Resistance 216 361
Pain Resistance 216 362-364
Transformation 216 365
True Sight 216 366-412
Water Breathing 216 413-415
Water-Walking 216 416-422
Medical Elixirs
Alchemical Antidote 217 423-425
Awakening 217 426-432
Healing 217 433-456
Health 217 461-462
Hybridization 217 463
Sleep 218 464-524
Tranquility 218 525-531
Universal Antidote 218 532-534
Jogue na Tabela de Elixires Raros 535-536
Mental Abilities
Charisma 218 541-545
Foresight 218 546
Hardheartedness 218 551-553
Memory 219 554
Wisdom 219 555
Mental Control
Drunkenness 219 556-614
Friendship 219 615-621
Forgetfulness 219 622-624
Gullibility 219 625-631
Love 219 632-633
Truth 219 634-635
Skills and Physical Abilities
Craftsmanship 219 636-641
Hearing 219 642-651
Keen Sight 219 652-655
Music 219 656-666

Tabela de Elixires Raros

Elixir Pág. 3d6
Eternal Rest 217 9, 10
Fertility 217 5, 6, 7
Lichdom 217 3,18
Long Slumber 217 4, 8
Reanimation 217 11, 12
Regeneration 218 13, 14
Resurrection 218 15
Youth 218 16, 17

Download

Clique aqui para baixar a tabela em PDF.

Share Button
(Visitado 100 vezes, 1 visitas hoje)