Autor: NerunOutros Assuntos

O que não disseram sobre o ICV2 – primavera 2015

Caras, estou ficando um expert em previsões sobre o ICV2! Acontece a maior parte do que prevejo! Por favor leiam o artigo anterior com minhas previsões, intitulado O que não disseram sobre o ICV2 – verão 2014.

D&D5-crown
O rei voltou!

Bem, saiu o novo resultado da pesquisa de mercado realizada pelo ICV2, sobre as vendas de RPG no verão de 2015.

ICV2 – Top 5 RPGs – Spring 2015

1. Dungeons & Dragons – Wizards of the Coast
2. Pathfinder – Paizo Publishing
3. Star Wars – Fantasy Flight Games
4. Shadowrun – Catalyst Game Labs
5. Iron Kingdoms – Privateer Press

Comparando com pesquisas anteriores:

20112012201320142015
PathfinderPathfinderPathfinderPathfinderD&D 5th
D&DD&DStar Wars (**)D&DPathfinder
Warhammer 40k (*)Warhammer 40kD&DStar WarsStar Wars
Dragon AgeDragon AgeIron KingdomsShadowrunShadowrun
ShadowrunDungeon Crawl ClassicsFATE Core SystemWarhammer 40kIron Kingdoms

(*) Warhammer 40k: Dark Heresy, Rogue Trader e Deathwatch.

(**) Star Wars: Edge of the Empire

IronKingdoms_Logo
Este me surpreendeu.

Conclusões

Repetindo as regras que já deduzi em 2013 e 2014:

Regra nº 1: é difícil um jogo de RPG baseado em romances durar muito tempo.

Regra nº 2: marca forte + ano de lançamento = aparece na lista.

Os campeões de bilheteria nos EUA continuam sendo: D&D e Pathfinder. D&D retomou a coroa, eu DISSE ISSO EM 2014! Por causa da regra nº 2! Em 2014 disse que esse ano D&D retomaria a coroa, mas voltava a perder em 2016. Mudo de opinião: o jogo é bom e agradou muito, aposto que mantém a coroa por mais tempo.

Star Wars e Shadowrun se mantiveram firmes em suas posições. Conforme eu havia previsto. Não afirmei que manteriam posição, mas que permaneceriam no Top 5. E ainda aposto neles pro ano que vem. Lembrando que Star Wars ainda está na Regra nº 1, não sei dizer quando ele vai cair assim como ocorreu com Star Wars d6, d20, SAGA etc, mas ele cai. O problema é que se ele aguentar até o filme da Disney “Star Wars VII” então ele ganha novo gás e talvez até uma “edição revisada e ampliada”. Já Shadowrun, é um clássico. Na pior das hipóteses perde posição, mas se mantém no Top 5.

Agora, esse Iron Kingdoms (“Reinos de Ferro” da editora Jambô) me surpreendeu. Em 2013 eu acertei quando disse que ele sairia do Top 5, mas errei quando disse que não voltaria para essa lista, pois não era o lugar dele. Me enganei feio, ele voltou e Warhammer 40k se foi. Já não é mais ano de lançamento do Iron Kingdoms então já não se encaixa na Regra nº 2. O correto seria afirmar que Warhammer caiu porque não agradou tanto (fato, tenho lido sobre repercussão negativa), então Iron Kingdoms deve ser bom mesmo, mas continuo não apostando nele. Mantém posição pro ano se título melhor não aparecer.

(Visitado 122 vezes, 1 visitas hoje)

Daniel "Nerun" Rodrigues

Nerd, numismata, colecionador de quadrinhos, fã de star wars e RPGista super fã de GURPS e sistemas indies.

3 thoughts on “O que não disseram sobre o ICV2 – primavera 2015

  • Essa lista é atualizada anualmente? Se sim, onde é possível encontrar ela?

    Resposta
    • Sim, duas vezes ao ano: na primavera (spring) e no outono (fall) do hemisfério norte. Ou seja, quando aqui no Brasil estamos no nosso outono, sai a lista de primavera, e vice-versa. Pra encontrar a lista é complicado, mas está sempre no site da ICV2, o mais rápido é pesquisar no Google por “icv2 top 5 roleplaying games”.

  • Muito obrigado. A propósito, muito bom teu site e artigos (inclusive este). Já tinha ouvido falar sobre essa lista em outros artigos, mas não sabia de onde saia. Vejo muita gente falando que D&D 5E é um sucesso absoluto e ótima e tudo de bom. Mas vendo com os olhos de quem colecionava AD&D, e viu o D&D 3E, hoje percebo nitidamente lançamentos em muito menor quantidade do que antes. Suspeito até que seja a edição com menor número de livros até hoje. Mas também vejo os dados de mercado aqui e ali e informações contraditórias sobre vendas, embora todas digam que o RPG encolheu muito. Li esses dias sobre a dificuldade em mensurar o mercado de RPG, até pq algumas empresas não abrem seus dados. Acho que essa lista do “ICV2” é sobre material físico, por exemplo. Mas também vejo informações como a Hasbro demitir funcionários por prejuízos e que a divisão da Wizards of the Coast e Digital Gaming foram as únicas que deram lucro. Então é bem difícil de mensurar, e entender, esse mercado. Mas muito obrigado pelas informações que traz aqui, ajudam muito.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.