O que não disseram sobre o ICV2 – verão 2014

Share Button

PathfinderRPG-icv2Estou escrevendo esse post só pra soltar essa: “Viram? Eu não falei?”. basicamente, a quase totalidade das minhas previsões de 2013 se realizaram. Por favor leiam o artigo anterior com minhas previsões, intitulado O que não disseram sobre o ICV2.

ICV2 – Top 5 RPGs – Summer 2014 (June/September)

1. Pathfinder – Paizo Publishing
2. Dungeons & Dragons – Wizards of the Coast
3. Star Wars – Fantasy Flight Games
4. Shadowrun – Catalyst Game Labs
5. Warhammer 40k (Dark Heresy, Rogue Trader e Deathwatch) – Fantasy Flight Games

PathfinderRPGLogo-coroadoNo artigo anterior eu afirmei categoricamente, dando minhas razões, que Star Wars, Shadowrun e Warhammer 40k voltariam para o Top 5! No que acertei na mosca!

Errei quando disse que D&D 5ª edição recuperaria a coroa em 2014, mas que perderia novamente no ano seguinte. Ele não se recuperou, e parece que Pathfinder segue forte. Ainda sim, arrisco dizer que, talvez, D&D consiga recuperar terreno perdido em 2015, mas voltando a perder em 2016. Ainda aposto na força do velho dragão, mas continuo reconhecendo a força do Pathfinder. Mantendo a posição de que se ele perder, se recupera! Acho que a era D&D está acabando, muito embora Pathfinder seja D&D, convenhamos…

Vamos relembrar?

2010 2011 2012 2013 2014
D&D Pathfinder Pathfinder Pathfinder Pathfinder
Pathfinder D&D D&D Star Wars (**) D&D
Warhammer 40k Warhammer 40k Warhammer 40k D&D Star Wars
Dragon Age Dragon Age Dragon Age Iron Kingdoms Shadowrun
Mutants & Masterminds Shadowrun Dungeon Crawl Classics FATE Core System Warhammer 40k

(*) Warhammer 40k: Dark Heresy, Rogue Trader e Deathwatch.

(**) Star Wars: Edge of the EmpireDD5logo

O que o índice mostra é que lançamentos sempre sobem rápido no índice no ano que são lançados, mas não se mantém por isso.

ConclusõesStar-Wars-Edge-of-the-Empire-Beginner-Game

Repetindo algumas conclusões de 2013:

Regra nº 1: é difícil um jogo de RPG baseado em romances durar muito tempo.

Regra nº 2: marca forte + ano de lançamento = aparece na lista.

Shadowrun5thOs campeões de bilheteria nos EUA continuam sendo: Pathfinder, D&D e Warhammer 40k. Os dois primeiros sempre aparecem, são os preferidos.

Previsões

Acredito que a lista do ano que vem fique parecida com a deste ano, se não houver nenhum novo grande lançamento. Talvez, Dragon Age possa retornar ao Top 5. Talvez. Embora ache que ele perdeu gás.

E ainda aposto que D&D recupera o 1º lugar no ano que vem, mas voltando a perder em 2016. D&D está com a imagem bem prejudicada, o pessoal está muito pessimista com ele. Mas a 5ª edição é um bom jogo e a marca é muito forte. Ele pode se recuperar.

40K-RPG-LogoTemos que considerar no resultado desse ano que Shadowrun é um lançamento! Ele acaba de sair na sua 5ª edição. Ele se enquadra na Regra 2: marca forte + ano de lançamento. Ainda sim aposto nesse jogo para constar no Top 5 dos próximos anos.

Como eu disse e 2013, Star Wars: Edge of the Empire, é uma marca forte, ano passado foi seu ano de lançamento, por isso entrou na lista daquele ano. Em 2013 disse que ele se manteria nessa lista esse ano e por mais alguns. Por causa da Regra nº 1: é difícil um jogo de RPG baseado em romances durar muito tempo.

Share Button
(Visitado 13 vezes, 1 visitas hoje)