Autor: NerunBoardgamesInclui download

Colonial – Um Jogo Solitário de Colonização de Marte

Colonial é um microgame publicado em fevereiro de 2003 pela extinta Riachuelo Games. Desenvolvido por Antônio Marcelo e Lorde Kreso. É um jogo rápido, para jogar sozinho, com regras simples e um livro de regras de apenas 7 páginas.

O Antônio Marcelo foi o responsável pelo financiamento coletivo do Fields of Gore, que deixou de entregar as recompensas para muita gente. Eu mesmo nunca recebi o Livro de Regras impresso do FoG. Ele “meio que mudou de nome”, agora ele usa o nome Tony Garcia e sua nova empresa é a Voxel House.

Assuntos chatos a parte, vamos voltar ao COLONIAL. Que é um tipo de Terraforming Mars, só que lançado 13 anos antes desse jogo da empresa sueca Fryx Games!

COLONIAL é um jogo bacana e divertido. O manual é fácil de ler. Tem vários errinhos de digitação, e uns poucos erros de regras mesmo. O jogo se dá em 30 turnos, durante os quais você tenta estabelecer uma colônia no planeta vermelho com 2.000 habitantes, e deverá ser capaz de mantê-la até o 32º turno para vencer. Durante os primeiros 15 turnos você vai ficar lendo o manual, depois você pega as regras, que são poucas. Eu joguei duas vezes e perdi. Administrar os recursos é complicado: no começo você fica sem gás muito fácil, depois que começa a construir os centros habitacionais você fica sem água, e aí fica sem minério porque já construiu muita coisa!

Baixe o manual de regras e demais peças aqui:
[Google Drive] [MEGA]

Steam

Hoje é tudo virtual, e isso até é bom. É bem mais confortável jogar esse jogo no computador. Eu fiz uma adaptação do COLONIAL para a plataforma Tabletop Simulator (R$36,99) e ficou muito bom, acesse COLONIAL na oficina do Tabletop Simulator (gratuito) e se inscreva para baixar o jogo.

Colonial no Tabletop Simulator

(Visitado 253 vezes, 1 visitas hoje)

Daniel "Nerun" Rodrigues

Nerd, numismata, colecionador de quadrinhos, fã de star wars e RPGista super fã de GURPS e sistemas indies.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.