Convertendo SdA RPG para GURPS

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Cover-SdA-CODAElaborei estas regras simples de conversão do Senhor dos Anéis RPG (aquele publicado pela Devir eras atrás), conhecido como LOTR RPG lá fora, e por SdA RPG aqui. O sistema utilizado no SdA RPG é o Sistema CODA, da Decipher, e não é mais publicado nem lá fora, nem aqui no Brasil. Obviamente utilizei certos critérios para desenvolver estas regras de conversão, mas prefiro não explicá-los aqui para reduzir o artigo.

1. ATRIBUTOS PRIMÁRIOS (Primary Attributes)

1.1. Equivalência:

Inglês Português Em GURPS
Nimbleness Agilidade DX
Strength Força ST
Vitality Vitalidade HT
Wits Espírito IQ
Perception Percepção Per
Bearing Porte Modificadores de reação diversos (Carisma, Aparência, Status, etc)

1.2. Traduzindo Valores:

CODA GURPS
0 4
1 5
2 6
3 7
4 8
5-6 9
7 10
8+ Modificador de Atributo + 10

1.3. Percepção (Perception) e Porte (Bearing)

Converter Percepção e Porte não segue a tabela acima, ao invés, deve-se observar o modificador do atributo e comprar a vantangem/desvantagem apropriada.

Por exemplo: Saruman e o Bruxo-Rei de Angmar, ambos com Porte 16 (+5), poderiam ter Carisma +5 para simbolizar o poder de sua presença. Seria um carisma para o mal naturalmente. Ou, dependendo de como você interpreta, haja vista que Porte é o atributo chave para a perícia Intimidar (Intimidate) em SdA/LOTR, pode ser uma reação negativa, intimidação mesmo. Vai conforme a personalidade do personagem que se está convertendo.

Ex.2: Orcs tem Percepção 8 (+1), que dá Per 11 (10+1), como o IQ deles é 9 devido ao Espírito (Wits) 5 (0), eles tem Per+2 por 10 pts, porque Per 11 – IQ 9 = 2.

2. ATRIBUTOS SECUNDÁRIOS (Secondary Attributes)

2.1. Vigor (Stamina) = Pontos de Fadiga

Primeiro converta Vitalidade (Vitality) em HT. Depois converta Vigor (Stamina) somando 10 ao modificador: essa será a Fadiga. Depois compare a HT que você encontrou com a Fadiga. A diferença indicará se ele tem Pontos de Fadiga Extra.

Ex.: Saruman tem Vitalidade 10 (+2), o que dá HT 12 (vide item 1.2 acima). Isso dá Fadiga 12 para Saruman a custo zero. Mas ele tem Vigor +4 (Fadiga 14), logo ele tem Fadiga Extra +2, totalizando 14 Pontos de Fadiga.

2.2. Força de Vontade (Willpower) e Sabedoria (Wisdom) = Força de Vontade

Calculado da mesma forma que Vigor, mas usando IQ e Pontos Extras de Vontade. Ambos (Força de Vontade e Sabedoria) são usados para calcular a Força de Vontade: escolha o maior deles.

Ex.: Saruman tem Força de Vontade +8 e Sabedoria +5. Escolha o maior deles: Força de Vontade. Com Espírito (Wits) 16 (+5) ele tem IQ 15. Logo terá +3 de Força de Vontade, para ficar com Vontade 18.

2.3. Presteza (Swiftness) / Defesa (Defence) = Defesas Ativas

Não converta, calcule com as regras de GURPS, após converter os atributos primários.

2.4. Saúde (Health) / Nível de Ferimento (Wound Level) = Pontos de Vida

Primeiro converta Força (Strength) para ST.

Calcule PV pelas regras de GURPS, convertendo ST em PV.

Converta o atributo Saúde usando a tabela do item 1.2 acima.

Compare os PV encontrados com a Saúde convertida.

Adquira uma vantangem ou desvantagem conforme apropriado.

Ex.: Saruman tem Força 8 (+1), que dá ST 11, logo tem 11 PV pelas regras de GURPS. Mas ele tem Saúde 12 (que daria um bônus de +3 se fosse atributo), que na tabela do item 1.2 acima seria um atributo 13 em GURPS. Assim temos que ele tem +2 PV extra como vantagem, totalizando PV 13.

2.5. Coragem (Courage)

Este é um pouco difícil, equivaleria à vantagem Sorte. Esta é a forma que a Decipher encontrou para tornar seu jogo mais épico, pois no mais ele é tão realista, isto é, “letal”, quanto GURPS: os PCs podem morrer fácil.

CODA
Coragem
GURPS
Vantagem
3 Sorte
4-6 Sorte Extraordinária
7-9 Sorte Impossível
10+ Super Sorte

2.6. Reputação (Renown)

Converta diretamente para a vantagem Reputação:

CODA
Reputação
GURPS
Reputação
1-5 0
6-10 1 (ocasionalmente 7-; custo x1/3)
11-15 2 (idem)
16-20 3 (idem)
21-25 4 (de vez em quando 10-; custo x1/2)
26-30 4 (idem)
31+ 4 (o tempo todo; custo x1)

O modificador em GURPS será negativo se o personagem for mal (Nazgûl) ou positivo se for bom (Aragorn) ou não necessariamente mal (Golum).

Ex.: Saruman tem Renome 23, ou seja, Reputação -4 (porque mal, se fosse na época que ninguém sabia que era mal seria +4), sendo reconhecido de vez em quando (10- nos dados), a um custo x 1/2 em pontos. Por todos os personagens do mundo, óbvio.

Alguns personagens poderão ter reputação restrita a um grupo. Certos lordes locais como Boromir antes da Guerra do Anel seria conhecido por um grupo grande de pessoas (x1/2). Cabe bom senso aqui.

3. PERÍCIAS (Skills)

Apenas consulte a tabela abaixo conforme o ranking da sua perícia no jogo SdA para obter o NH em GURPS. É impossível gastar menos de 1 pt em qualquer perícia em GURPS assim, se for impossível obter um NH exatamente igual ao pretendido (ex.: NH 7 a 9), então gaste 1 pt e coloque no valor fornecido por GURPS, ainda que maior.

Considere no “Total de Graduções” a soma das graduações + modificador do atributo e demais modificadores que houver.

CODA
Total de Graduações
GURPS NH CODA
Total de Graduações
GURPS NH
0 7 6 14
1 8 7 16
2 9 8 17
3 11 9 18
4 12 n n+10
5 13

 

CODA Skills CODA Perícias GURPS Perícias
Armed Combat Combate com Armas Armas de Combate Corpo a Corpo (B176-8)
Armed Combat: Natural Weapons Combate com Armas: Armas Naturais DX, se o total rank for menor ou igual a DX; Briga [DX/F] (B185), se o total rank convertido for menor que a DX do personagem
Climb Escalar Escalada [DX/M] (B198)
Intimidate Intimidar Intimidação [Vont/M] (B204)
Jump Saltar Salto [DX/F] (B222)
Observe Observar Percepção B16; Observação [Per/M] (B212); Revistar [Per/M] (B221)
Ranged Combat Combate de Alcance Arco [DX/M] B176; Armas de Arremesso [DX/F] (B176); Besta [DX/F] (B184)
Ride Montar Cavalgar [DX/M] (B187)
Run Correr Caminhada [HT/M] (B185); Corrida [HT/M] (B193)
Siegecraft Poliorcética Artilharia (Catapulta) [IQ/M] (B181)
Stealth Dissimulação Furtividade [DX/M] (B201); Perseguição (IQ/M) (B217)
Track Rastrear Rastreamento [Per/M] (B220)

4. VANTAGENS (EDGES)

CODA
Edges
CODA
Vantagens
GURPS
Vantagens
Hardy Resistente Hipoalgia [10 pts; B63]
Night-eyed Visão Noturna Multiplique o nível de Night-eyed por 2 para obter o nível de Visão Noturna [1 pt/nível; B97]
Keen-nosed Olfato Apurado Sentidos Aguçados: Paladar/Olfato Apurado x2 [4 pts; B89]

5. DESVANTAGENS (FLAWS)

CODA
Flaws
CODA
Defeitos
GURPS
Desvantagens
Craven Covarde Covardia [-10; B129]
Fealty Fidelidade Dever (vassalagem: lealdade e obediência a um lord; variável) [B133]
Hatred Ódio Intolerância [variável -1/-5/-10 pts; B147]

________________________

PS.: fico devendo a lista completa de perícias, vantagens e desvantagens equivalentes em GURPS. Ademais, falta também a adaptação da magia. Prometo que um dia completo este artigo. Sugestões favor postar abaixo.

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