Autor: NerunSistema: Daemon

Trevas 5ª edição a caminho! É oficial!

Anúncio oficial!!!

Marcelo Del Debbio está ele mesmo trabalhando na 5ª edição do livro Trevas desde o começo de 2021. O livro deve ser publicado ainda no ano de 2022 em comemoração ao aniversário de 25 anos do jogo (1997-2022). Esse é um anúncio oficial, feito pelo próprio autor em resposta à um membro do Grupo Trevas, no Facebook, pegando a todos de surpresa.

Sobre essa nova edição, não haverá modificações radicais no sistema, e o cenário em si será revisado apenas para se adequar aos novos eventos. O que houver de modificação nas regras será totalmente compatível com as edições anteriores do Sistema Daemon, já que a intenção nunca foi de invalidar nenhum material já lançado.

O novo Trevas será mais voltado para seres humanos lidando com sua própria vulnerabilidade face a um mundo sobrenatural que eles sequer compreendem. Sendo assim, abordagens com seres sobrenaturais ou épicos não farão parte desse novo Módulo Básico, a progressão de personagem vai respeitar os limites humanos dentro deste ambiente que não tem nada de hack’n slash.

Por hora, existem pouquíssimas pessoas com acesso a esse material já escrito, mas ainda em fase de produção e revisão e, seguramente, Henrique Santos é uma delas e, provavelmente, Hatalíbio Almeida deve ser outra.

Confirmação da notícia

Dois importantes autores da nova geração confirmaram a notícia por mais de uma vez no último ano nas redes sociais.

Henrique “Morcego” Santos confirmou os trabalhos na 5a edição no Facebook (Grupo Trevas):

Em uma segunda postagem no Grupo Trevas, logo após noticiarmos aqui no blog, um outro amigo refez a pergunta, e desta fez foi confirmada também pelo Hatalíbio “Dr. H.” Almeida.

Dá pra ver que o título da notícia do blog tá diferente. Fala de uma 4ª edição. Depois que recebi mais algumas informações eu tive que atualizar toda a matéria para deixá-la mais precisa e profissional. E para corrigir o fato de que será uma QUINTA edição e não uma quarta como eu havia dito. Isso explica porque o título diz: “Trevas 4ª edição a caminho! É oficial!”. Tem até um comentário do Henrique Santos abaixo pedindo para corrigirmos uns erros de informação!

Ué, mas cadê a 4ª edição?

A posição oficial da Daemon Editora é de que todos os livros impressos, somados a todas às centenas de netbooks publicados até hoje são a 4ª versão das regras. Essa versão 4.0 está compilada na RPGWiki, a wiki oficial da Daemon Editora, da qual eu sou um dos orgulhosos colaboradores.

A maioria dos livros impressos publicados através da Daemon Editora são da 3a edição (3.0) ou da 3a edição revisada (3.5) e a maioria deles é anterior a 2010. Quando a Daemon parou de dar suporte ao jogo, foi a iniciativa dos jogadores que manteve vivo o sistema, e era essa a intenção. Por isso, os netbooks desenvolvidos pela comunidade são e sempre serão considerados oficiais pela Daemon. Essas mudanças trazidas pelos netbooks atualizaram o sistema, permitindo que possamos considerar o conteúdo da RPGWiki como a 4ª edição das regras. Alguns desses materiais eram tão bons que acabaram sendo impressos pela Daemon, notadamente Trevas: Campanha Épica (netbook de 2008, publicado em 2011), entre outros.

Segue algumas declarações públicas feitas pelo Marcelo Del Debbio que deixam isso bem claro:

2010, 3 Nov., Facebook, Grupo Trevas:

Primeiro vamos reorganizar todas as regras no formato WIKI. Passar a limpo as regras, classes, raças, perícias, nomenclaturas, poderes, etc… quando ficar tudo redondinho novamente, pensaremos em uma edição 4.0.

2014, 6 Dez., Facebook, Grupo Trevas:

(…) 5 – arrumei a RPGWiki… gostaria de gente pra organizar as regras do sistema livre lá, para que as regras online sejam as regras oficiais do futuro Trevas 4.0.

E, nos comentários:

(…) Penso que a wikipedia do site poderia ser o cerne do sistema 4.0… debateríamos as regras aqui mesmo e conforme estiver OK vamos incluindo lá (…).

2018, 10 Mar., Quinta Capa:

Minha vontade oficial é que o Daemon 4ª Edição seja uma Wiki de Referência e ser testado no digital apenas. Se funcionar 100% e estiver mesmo azeitado, ano que vem faremos um Trevas 5e.

Com as regras organizadas, aí sim valeria uma capa dura com cenário atualizado juntando os 5 básicos em um (Trevas, Anjos, Demônios, Vampiros e Spiritum).

2021, 18 Abr., Facebook, Grupo Trevas:

A quarta edição já existe. É a soma de todos os netbooks e livros e regras produzidos até agora. Será uma quinta edição.

OBS.: se você acha essa notícia MUITO parecida com o que consta na RPG Wiki, lembre-se de que sou um dos administradores lá, e fui eu mesmo que escrevi aquele artigo para a wiki.

(Visitado 1.044 vezes, 1 visitas hoje)

Daniel "Nerun" Rodrigues

Nerd, numismata, colecionador de quadrinhos, fã de star wars e RPGista super fã de GURPS e sistemas indies.

5 thoughts on “Trevas 5ª edição a caminho! É oficial!

  • Henrique "Morcego" Santos

    Não consta que eu esteja tocando projeto nenhum. O MDD realmente está tocando o projeto e eu tenho acesso a isso. Solicito que altere essa informação e deixe como errata da forma mais clara possível.

    Resposta
  • henderson andrade da silva

    Legal a notícia, esse sempre foi um dos meus rpgs preferidos.

    Já saiu mais alguma novidade ou atualização sobre o projeto?

    Resposta
    • Oi Henderson! Pior que não. Já estou até desacreditando. Os colaboradores não mantém os fãs a par. Uma pena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.