Daemon Módulo Básico Revisado

Esta é uma revisão “não oficial” do Módulo Básico do Sistema Daemon, publicado inicialmente em 2002 e novamente em 2004. Não é oficial porque não foi feito pela Daemon Editora, mas por mim. Ainda assim, é uma revisão honesta e fiel ao original.

Conteúdo

Esta distribuição visa prover arquivos editáveis e imagens do Módulo Básico para facilitar a vida dos escritores da Daemon, porque ficar copiando texto de PDF é dureza. Inclui as imagens também.

Todos os arquivos estão no formato ODT, do LibreOffice, mas qualquer MS Word da vida consegue abrir, só pesquisar no Google.

Conteúdo:

  • /1.01 – Pasta contendo os arquivos do Módulo Básico v1.01 de 2004, e todas as imagens. Eu JURO que foi só um copiar/colar, não alterei uma vírgula sequer. Inclusive você vai notar muitos erros de digitação. Isso sempre esteve presente ali.
  • /1.02 – Pasta com os arquivos da versão revisada que eu fiz para vocês poderem editar à vontade. Veja notas a seguir.
  • Daemon v1.01 (2002).pdf – a primeira versão do arquivo, distribuída pela Daemon Editora em 2002.
  • Daemon v1.01 (2004).pdf – a última versão do arquivo, distribuída pela Daemon editora em 2004. Tenho a impressão que corrigiram alguns poucos erros e mudaram o layout e imagens, além de remover uma antiga referência à Trama Editorial. Esse é o arquivo que está disponível no site da Daemon editora e da RPG Wiki até hoje.
  • Daemon v1.01 (2021).pdf – ainda é a versão 1.01, com todos os seus erros presentes. É só a conversão para PDF do arquivo texto que fiz (copy/paste).
  • Daemon v1.02 (2021).pdf – a minha versão revisada. Veja notas a seguir.

Notas da revisão

O que eu fiz afinal?

1. Revisei todo o texto:

  1. corrigindo erros de digitação:
    1. palavras “coladas”, dois pontos em vez de um, falta de pontos no fim de alguns parágrafos, palavras grafadas erradas mesmo;
    2. Na página 17, de equipamentos: “Másca improvisada” foi corrigido para “Máscara improvisada”,  “Rapier” eu tive que traduzir para “Florete”.
  2. atualizando todas as grafias para o Acordo Ortográfico de 1990, obrigatório no Brasil desde 2016. Por exemplo: idéia, jóia, heróico, conseqüência, auto-descrever e  anti-tanque ficaram ideia, joia, heroico, consequência, autodescrever e antitanque.

2. Alterei um pouco o estilo:

  1. parágrafos que começavam logo após “:” tiveram a primeira letra posta em minúscula;
  2. caixa baixa em várias palavras: “Personagem” virou “personagem”, “Jogador” p/ “jogador”, “Background” p/ “background”, “Subgrupo” p/ “subgrupo”, mas “Mestre” ficou maiúsculo mesmo. E outras palavras tiveram o mesmo fim. Não havia necessidade de estarem em maiúsculas;
  3. palavras em inglês, com poucas exceções, ficaram todas em itálico, como background e roleplay.

3. Reformatei, porque era necessário, não dava pra deixar exatamente igual, mas mudei poucas coisas:

  1. subtítulos começam na margem, e não recuados como os parágrafos;
  2. um espaço antes de cada subtítulo, sempre que possível;
  3. mantive a fonte Garamond 12;
  4. as páginas espelhadas geram um bom resultado quando impresso frente e verso;
  5. reaproveitei imagens da versão de 2002, para preencher alguns vazios (páginas 13 e 29).

4. Modifiquei as Armas de Fogo, pág. 18, mas só porque era necessário:

  1. troquei todas as imagens. Coloquei imagens reais das armas, converti para escala de cinza, são imagens sem direitos autorais;
  2. havia um erro: a “Colt Python 6.6” estava repetida. Acho que só a Mitsukai reparou nisso e, no seu jogo “Imortal” (p. 127), removeu a repetição. Eu troquei a repetida pela “Colt Python 15.2”;
  3. removi a “Taurus MT12”, era boa, padrão da polícia e tal, mas era uma cópia da “Beretta M12”, a Taurus a produz sob licença no Brasil. Por serem MUITO parecidas decidi trocar por uma outra… a “Mossberg 500 Persuader”, que é uma CALIBRE 12! Sempre faltou uma 12 nessa lista!
  4. todas as estatísticas foram atualizadas para ficarem igual ao GUIA DE ARMAS DE FOGO 3a. edição (de 2001);
  5. traduzi ROF pra CdT, conforme GUIA DE ARMAS, e adicionei as características “Peso” e “Preço”.

OBS.: se alguém tiver o GUIA DE ARMAS DE FOGO 4ª edição (2007), e puder dar uma olhada nessas estatísticas pra ver se continuam iguais às da 3ª, eu agradeço.

5. Alterei o texto da primeira página radicalmente. Ele era bom, mas era ideal para os anos 2000. Estava datado demais. Atualizei os eventos, além de adicionar a recente “Licença Daemon v3.0”, aprovada pelo Marcelo Del Debbio, mas mantive a ideia por trás do texto de 2004, bem como os subtítulos.

6. No mais tudo igual. Quis atualizar a “Tabela de Avanço de Nível” da página 31, MAS ME CONTIVE E NÃO FIZ ISSO. Ela está bugada, eu expliquei isso nesse artigo: Daemon – o problema da progressão em nível.

Mas optei por não atualizar. A primeira razão é que isso diminuiria a aceitação dessa revisão. As pessoas preferem ter contato com o texto original, não com modificações não oficiais. A segunda razão é que isso me parece mais apropriado para um Daemon 4.0 ou Trevas 4ª edição, e não para uma revisão.

>>> Daemon Módulo Básico revisado <<<

Mirror #1 – MEGA

Mirror #2 – Google Drive

EDITADO 25/jul/2021

Atualizei o arquivo apenas pra corrigir o primeiro subtítulo da página 31 da versão 1.02: a palavra “Pontos” estava em minúscula. Como é uma bobagem, não alterei nem a versão, nem a data da versão, continua sendo 1.02 de Janeiro de 2021.

“Pontos de Magia e pontos de Focus” >>> “Pontos de Magia e Pontos de Focus”

(Visitado 313 vezes, 1 visitas hoje)

Daniel "Nerun" Rodrigues

Graduado em História (2003) e Direito (2009), ambos pela Universidade de São Paulo. Advogado por profissão, roleplayer por paixão. Além disso, sou nerd, numismata, colecionador de quadrinhos, fã de star wars e RPGista super fã de GURPS.

5 thoughts on “Daemon Módulo Básico Revisado

  • 03/06/2021 em 19:54
    Permalink

    Cara, já venho acompanhando sua análise matemática faz um tempo, vejo que você consegue analisar bem o sistema daemon, do ponto de vista matemático. Dito isso, o Marcelo Del Debbio, comunicou que no próximo ano estará lançando uma nova edição do Trevas, provavelmente uma quinta edição. Você não pensou em entrar em contato com ele para ver uma possível parceria para melhorar o sistema não? Eu vejo que ele é muito assíduo na página do facebook do Trevas.

    Resposta
    • 03/06/2021 em 19:59
      Permalink

      Oi Danilo! Obrigado!

      Eu saí do Facebook e das redes sociais como um todo. Me informo apenas pelos blogs agora. Nem tava sabendo que ele anunciou Trevas 5.ed. Mas seria legal. Vou mandar email pra ele um dia desses só pra ver se rola dar uns pitacos. Obrigado por avisar.

  • 26/07/2021 em 20:12
    Permalink

    Oi Daniel, o link do Google Drive tá pedindo permissão.

    Resposta
    • 26/07/2021 em 20:27
      Permalink

      Corrigido, obrigado por avisar! 😉

  • 09/08/2021 em 22:52
    Permalink

    Muito, como fã o material ficou ainda melhor, desde já obrigado!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.